10 grandes mulheres na História

06:49 Junior Lopes 0 Comentários

Dia Internacional da Mulher - Barcelona 2009 - by Wikimedia Commons

Olá!

Esta semana é dedicada às mulheres e no dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher.
A data foi reconhecida oficialmente pela ONU nos anos 70 do século passado e a origem desta comemoração está diretamente ligada à luta feminina operária pelos seus direitos, desde fins do século XIX.
Já no início do século XX, em 1911, mais de cem mulheres morreram carbonizadas em um incêndio criminoso em uma fábrica têxtil, na cidade de Nova Iorque, nos EUA. Apesar do histórico da luta operária feminina ser bem anterior a esta data, a origem das comemorações do 8 de março é apontado em muitas fontes como originário de tal fato.
Com o objetivo de honrar as lutas femininas e chamar a atenção para o sufrágio universal, foi criada durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na Dinamarca, em 1910,  uma data anual para  a celebração dos direitos femininos.
Todas as manifestações que aconteciam pelo mundo influenciaram também o Brasil e, durante a Era Vargas, com a Constituição  de 1932, as mulheres conquistaram direitos trabalhistas, direito de voto e direito a cargos políticos.
Infelizmente, em pleno século XXI, a mulher ainda precisa travar uma luta constante por direitos e igualdade em diversas situações.

Para homenagear esses seres extraordinários que deixam nosso mundo mais bonito e nossos dias mais agradáveis, vamos conhecer um pouco mais sobre a vida de dez mulheres que se destacaram de alguma forma na História. Como qualquer outra lista, esta também é injusta. Poderíamos listar centenas de personagens históricos e ainda assim não conseguiríamos homenagear todas as mulheres que merecem destaque. Então vamos lá...
Clique sobre o nome para ser direcionado a uma página externa.

Juntamente com seu marido, ajudou a disseminar a crença monoteísta no deus-sol Aton em uma civilização notadamente politeísta.

Uma francesa que lutou por seu país, foi acusada de heresia e bruxaria pela igreja e, séculos depois, a mesma igreja a considerou santa.

Mesmo no período colonial e escravista do Brasil, esta escrava se tornou rica e ganhou status na sociedade em que viveu.

Teve a coragem de enviar uma carta a seu marido dizendo: E aí? Vai fazer a independência do Brasil ou não? Tá esperando o quê? Na verdade não com essas palavras, foi algo como : O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece.

Governou a Grã-Bretanha em pleno desenvolver da Revolução Industrial... Não era para qualquer um!

Considerada uma 'Heroína de dois mundos' por lutar pelos ideais democráticos e liberais no Brasil e na Itália.

Já ouviu falar do prêmio Nobel? Pois é, ela foi a primeira mulher do mundo a ganhar um, graças às suas pesquisas científica.

Revolucionária alemã de origem polonesa.

Revolucionária alemã que viveu no Brasil, foi capturada pela polícia e, mesmo grávida, foi deportada para seu país e entregue à Gestapo.

Primeira mulher presa no Brasil por motivos políticos.


É isso, essa é uma pequena lista de mulheres que abalaram as estruturas da sociedade em que viviam. E você, tem alguma mulher de destaque na História para acrescentar a esta lista? Deixe um comentário com a sua sugestão.

Um abraço!

0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior