Postagem em destaque

Dúvida cruel - Imagem de Napoleão Bonaparte

Olá 8º Ano.

Durante nossa aula sobre Napoleão Bonaparte, surgiu a dúvida: o que seriam as inscrições nas pedras do quadro "Napoleão Bonaparte no Passo de Saint-Bernard" de Jacques-Louis David (1801)?
(Confira a imagem abaixo, clique para vê-la ampliada)
Napoleão Bonaparte

O pintor Jacques-Louis David foi um dos principais artistas a ajudar Napoleão a divulgar sua imagem de grandiosidade. Observando a imagem atentamente podemos observar que as inscrições nas pedras do canto inferior esquerdo do quadro (que não estava muito nítido na nossa apostila) colocam Napoleão junto com outros dois grandes nomes da História: Anibal, general cartaginês que se destacou nas Guerras Púnicas contra Roma (século III a.C.) e Carlos Magno, rei dos Francos, primeiro monarca da dinastia Carolíngia.
Então, o objetivo daqueles nomes nas pedras era colocar Napoleão entre os grandes da História, ajudando a fortalecer a imagem do general francês.

Quer saber mais sobre as 'manias' de grandeza de Napoleão Bonaparte? Clique no trecho abaixo para ler uma matéria da Revista de História:
Uma preocupação constante de Napoleão Bonaparte foi a construção de sua imagem pública. Enquanto esteve no poder (1799-1815), ele estruturou uma complexa máquina de propaganda. Do homem da paz ao deus da guerra, do herói revolucionário à vítima dos contrarrevolucionários, comparando-se a Carlos Magno ou a Aníbal, modificava sua figura pública de acordo com as necessidades do momento. Seus opositores, por sua vez, buscaram desfigurá-lo com o mesmo empenho.

 É isso aí!

Um abraço

Comentários