Postagem em destaque

Trabalho 2º Ano - 01/03/2012 - Gabarito

Industrialização. Imagem obtida em Wikimedia Commons. www,professorjunioronline.com

01. Espera-se que o aluno demonstre seu conhecimento sobre o tema, indicando uma entre as seguintes consequências econômicas: ampliação da capacidade produtiva das sociedades; advento do capitalismo como novo modo de produção; produção como elemento fundamental do mercado; fim da primazia do comércio como elemento primordial ao mercado; generalização do trabalho livre assalariado. Deve ser indicada também uma das seguintes consequências sociais: surgimento de uma nova classe social (proletariado); luta de classes (burguesia X proletariado); intensificação da urbanização; crescente alienação do trabalhador.
Além disso, o aluno deve também fazer um comentário pessoal de cada uma das consequências escolhidas.




02. Espera-se que o aluno compreenda a importância dos cercamentos para o processo da Revolução Industrial e seja capaz de indicar as consequências diretas para os camponeses, como: perda de terras pela camada mais pobre do campesinato; migração dos camponeses para as cidades; marginalização da massa de pessoas que se acumulou nas cidades sem possibilidade de conseguir empregos; transformação dos camponeses em mão de obra barata para as indústrias.

03. O aluno deve identificar os principais fatores que possibilitaram a Revolução Industrial, indicando e comentando dois deles, como por exemplo: acumulação primitiva de capitais, que gerou riquezas suficientes para levar a Inglaterra ao pioneirismo industrial e os cercamentos, que reduziram a oferta de trabalho no campo, levou ao êxodo rural e ao aumento de oferta de mão de obra para as industrias nas cidades.

04.
a) Na Primeira Revolução Industrial o carvão era o principal combustível, enquanto o ferro era a matéria prima essencial para o desenvolvimento das indústrias.

b) Espera-se que o aluno possa identificar as condições de trabalho nas fábricas inglesas do século XIX, destacando a falta de segurança, as jornadas de trabalho excessivas e extenuantes, os baixos salários, a exploração do trabalho feminino, bem como do infantil, entre outras.

05. C

06. 25 (01 + 08 + 16) *** Lembre-se que, conforme os avisos iniciais da prova, será considerado somente o resultado exato da soma das alternativas corretas.

07. C

08. D

Comentários