Postagem em destaque

Você sabe o que é um fanzine?


Mesmo que um fanzine não seja somente desenhos, esta postagem é especialmente para a Mariane, o Heitor N. e a Vanessa do 2º Ano, para o Kaio do 9º Ano, para o Julio do 8º Ano e para todos os outros que gostam de desenhar.

Eu pensei nesses alunos quando meu amigo Paulo Inagaki, mostrou seu fanzine, o Manicômio, com desenhos dele próprio e, por sinal, muito, mas muito legais mesmo! É claro que logo de cara já pedi autorização para publicar aqui no blog e ele foi muito gente boa em enviar os arquivos. Confira logo abaixo:




Este fanzine do Paulo foi feito em quatro páginas (papel A4 dobrado ao meio).
O Paulo foi participar do Fest Comix 2011, o maior festival de quadrinhos e mangá da América Latina, confira clicando aqui e aqui. Além disso, ele teve uma exposição própria em 2011, confira clicando aqui para ver a matéria sobre a exposição e aqui para ver as fotos no Facebook.


Mas afinal, o que é um fanzine??????
Segundo uma rápida definição do Wikipedia, fanzine é...
uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic.Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, assumindo usualmente, mas não necessariamente, uma determinada postura política, com especial incidência em histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e vídeo-games, em padrões experimentais.
Bom, então se você gosta muito de alguma coisa e gostaria de compartilhar com outras pessoas, porque não por meio dos fanzines? Mesmo sendo muito fácil divulgar pela internet qualquer coisa que você faça, criar a sua própria revista é algo que vale a pena.
Se você ficou interessado, pode visitar esses links logo abaixo e saber mais sobre esse meio alternativo de divulgação. Tem ainda a HQ do Laerte que iniciou esta postagem e dois videos sobre o assunto:

O que é um fanzine

Como fazer um fanzine




Outras informações sobre fanzine:



Quem sabe, se vocês gostarem, podemos desenvolver um projeto para a criação de um fanzine no CCS...


É isso aí!
Um abraço!

Comentários