Postagem em destaque

Prova e gabarito de História - 8º Ano - 2º bimestre



Prova e gabarito de História - 8º Ano - 2º bimestre


Clique aqui para baixar a prova do 8º  ano no 4shared.

Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.


Conteúdo: O período Joanino; Ideias e movimentos revolucionários no século XIX.

Gabarito:
Exercício 1
O aluno deve demonstrar que compreendeu o processo que envolve o Bloqueio Continental criado por Napoleão Bonaparte e a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, bem como os interesses econômicos ligados à Inglaterra.

Exercício 2
O aluno deve citar as mudanças realizadas no Brasil durante o período Joanino, como ariação do Banco do Brasil, a transformação do Brasil em sede do reino, a criação das escolas de medicina; modernização do Rio de Janeiro, investimentos em cultura e ciência, entre outras.

Exercício 3
Você deve estar se perguntando por que essa viagem, que aconteceu há bastante tempo, tem tanta importância nos dias de hoje. 
Pois bem, naquela época, o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Tudo o que produzíamos era enviado à metrópole. Não podíamos fazer comércio com outros países, nem ter nossas próprias moedas, jornais e livros. Além do isolamento, faltavam boas estradas e moradia para a população. 
Quando a família real portuguesa veio para cá, uma nova era na história do Brasil começou. (…) 
Mas não pense você que esse episódio trouxe apenas conseqüências positivas. Só o fato de termos sido colonizados por Portugal fez com que herdássemos muitas coisas ruins. Coisas que a família real não mudou em sua passagem por aqui. Algumas ainda são grandes problemas para o Brasil. As diferenças sociais causadas por relações injustas de poder e pela escravidão, a falta de boas condições de vida para os mais pobres e a corrupção, que era comum em Portugal, são algumas das heranças negativas daquela época com as quais ainda convivemos hoje.

Exercício 4
Alternativa 'D'

Exercício 5
O aluno deve relacionar a Abertura dos Portos aos interesses econômicos portugueses e ingleses e à eliminação do pacto colonial, já que tal processo permitia que o Brasil realizasse comércio com 'outras' nações além da portuguesa.

Exercício 6
Alternativa 'B'

Exercício 7
Alternativa 'D'

Exercício 8
Alternativa 'E'

Exercício 9
a) De forma bem simplificada, o aluno deve demonstrar que entendeu o processo de oposição do ideal iluminista aos interesses absolutistas, que colocava a razão como instrumento de reflexão que levaria a uma melhoria das condições de cada indivíduo, sem qualquer tipo de opressão à liberdade.

b)Também de forma simplificada, o aluno deve demonstrar que compreendeu a oposição iluminista às práticas mercantilistas, criticando a exploração, o acúmulo de metais preciosos e a intervenção do Estado, que deveria ser substituída pela intervenção humana para que se alcançasse a prosperidade.


Exercício 10
(D)
(A)
(B)
(C)


Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.


-----
Fonte:

Imagem: thephotoholic

Comentários