Postagem em destaque

Climograma

climograma clima geografia

Climograma

Tenha menos trabalho, crie seu climograma no Excel


Os climogramas são gráficos que permitem a compreensão do perfil climático de determinada região ao auxiliarem na visualização das médias de temperaturas e pluviométricas, geralmente no período de um ano. Na verdade o climograma é a sobreposição de dois gráficos, um linear e outro de barras, como o da figura acima. Os climogramas facilitam a observação de períodos de estiagem, de excesso de chuvas e as variações de temperaturas.

Criar um climograma é tarefa fácil, porém trabalhosa, podendo-se utilizar papel milimetrado para facilitar a criação das barras e da linha. Nas aulas do 7º ano, após aprendermos a parte teórica dos climogramas e analisarmos vários deles, de climas diferentes no Brasil, passamos para a parte prática e fomos desenhar nosso próprio gráfico, com informações do clima subtropical. 

Continua...

----------------


----------------


Como foi o primeiro climograma que fizeram, os alunos levaram uma aula inteira para finalizar a atividade, porém os resultados foram satisfatórios, tanto para os alunos quanto para o professor. Depois que os alunos encerraram a atividade, foi sugerido pelo professor que tentassem fazer no computador, como poucos deles tinham familiaridade com o Excel, foi indicado o site http://blog.planilhasexcel.com, desenvolvido pelo João Henrique, com diversos modelos de planilhas prontos, inclusive de climograma (clique aqui para fazer o download). A planilha é muito simples de ser utilizada, mas se, mesmo assim, houver alguma dificuldade, é só acessar a postagem original (clicando aqui) que as informações estão bem detalhadas.

***Atualização (2023): Infelizmente o site do João Henrique não está mais disponível (essa postagem originalmente era de 2012!). Está disponível apenas o perfil dele no link citado no texto (ou por aqui). Mesmo assim, mantenho o arquivo citado na postagem para download. Espero que o João Henrique não se incomode com isso.

É isso, se tiverem alguma dúvida, ou quiserem informar o que acharam da atividade, basta comentarem esta postagem.




Comentários

  1. Achei muito bom esse climograma

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bom esse crimograma

    ResponderExcluir
  3. Esse é do clima subtropical??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse climograma foi feito aleatoriamente, apenas para ilustrar a postagem, mas com o arquivo disponível para download, é muito fácil criar o seu climograma, basta abastecer a tabela com os dados e o gráfico (climograma) estará pronto.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!