Postagem em destaque

Dúvida Cruel - A Guerra de Troia aconteceu realmente?

Guerra de Troia

A Guerra de Troia aconteceu realmente?

Dúvida cruel da Sibele - 3º ano - Ensino Médio

Sibele, pode ficar tranquila que essa sua dúvida é compartilhada por muitas outras pessoas, inclusive historiadores, que discordam sobre a veracidade dos fatos da Guerra de Troia.


Antes de qualquer coisa, vamos lembrar rapidamente o que foi a Guerra de Troia.

Ao sequestrar a bela Helena, esposa do rei espartano Menelau, o príncipe troiano Páris desencadeou um processo que levaria à Guerra de Troia. Menelau conseguiu o apoio de Agamenon, Ulisses (ou Odisseu), Aquiles, entre outros e partiu para o ataque à cidade de Troia, em uma guerra que se arrastou por mais de dez anos (provavelmente ela tenha ocorrido entre os séculos XIII a.C. e XII a.C.). Em relação ao famoso cavalo de madeira, foi uma estratégia orquestrada por Ulisses diante da dificuldade em vencer os troianos. O grande cavalo tinha soldados no seu interior e foi deixado à porta da cidade de Troia, dando a impressão de que os espartanos haviam aceitado a derrota e deixado um presente. Os troianos levaram o cavalo para dentro da cidade e comemoraram sua vitória. Ao cair da noite, os soldados do interior do cavalo saíram', abriram as portas da cidade para os outros soldados e pegaram todos de surpresa. Foi o fim de Troia e Menelau conseguiu recapturar sua bela esposa.

Segundo os principais relatos, até o século XIX a Guerra de Troia não passava de uma narrativa mítica nas obras Homéricas (como vimos em nossas aulas, até mesmo a existência do próprio Homero, que teria vivido por volta do século IX a.C. é contestada). Foi o alemão Heinrich Schliemann que descobriu em 1871 os vestígios do que seria a cidade de Troia na atual Hissarlik, na Turquia (clique aqui para baixar um pequeno arquivo e visualizar no Google Hearth). Na verdade o que foi descoberto posteriormente na região é que várias cidades foram reconstruídas sobre as estruturas ou ruínas umas das outras. Sendo assim, com exceção das ruínas e dos relatos de Homero, não existem evidências sobre a Guerra de Troia. O que se sabe atualmente é que, para os gregos antigos, ela havia acontecido realmente e que hoje existem historiadores que aceitam as pesquisas que levam em consideração as descobertas iniciadas por Heinrich Schliemann e historiadores que não consideram tais pesquisas suficientemente embasadas para comprovar tal guerra. Daqueles que aceitam a veracidade da Guerra, alguns ainda acreditam que os motivos possam ter sido outros, como questões comerciais e não somente uma questão amorosa.

Continua...

-------------------------------

-------------------------------

 

No entanto, de tudo isso, uma coisa é incontestável: a importância dos relatos da guerra na Ilíada e na Odisseia para o compreendimento do cotidiano grego da antiguidade.

Assista no vídeo abaixo o documentário da NetGeo, Troia: A Verdadeira História




Para saber mais:





Comentários