Mercosul e Unasul

13:30 Junior Lopes 0 Comentários

mercosul unasul

Mercosul e Unasul

Com o impeachment relâmpago de Fernando Lugo, países membros do Mercosul e da Unasul estudam ações contra o Paraguai. Mas... o que são Mercosul e Unasul?


Notícias recentes como "Brasil aguardará Mercosul para agir sobre o Paraguai" e "Equador confirma reunião da Unasul sobre Paraguai", levam muitos alunos que ainda não estudaram sobre a América (e até alguns que já estudaram) a perguntarem o que significam Mercosul e Unasul.

Mercosul

Conforme informa seu tratado constitutivo assinado em 1991, o Tratado de Assunção, o Mercado Comum do Sul, ou simplesmente Mercosul, é um bloco formado inicialmente por quatro Estados Partes: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela é um Estado Parte em processo de adesão, enquanto Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru são Estados Associados do Mercosul.
Os Estados Partes compartilham uma comunhão de valores que encontra expressão nas sociedades democráticas, pluralistas, defensoras das liberdades fundamentais, dos direitos humanos, da proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, incluindo seu compromisso com a consolidação da democracia, a segurança jurídica, o combate à pobreza e o desenvolvimento econômico e social com equidade". Tendo como objetivo principal, "a integração dos quatro Estados Partes, por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma tarifa externa comum e da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes, para alcançar o fortalecimento do processo de integração".
Em pouquíssimas palavras, com o Mercosul os Estados Partes buscaram adotar políticas de integração econômica e aduaneira.

Unasul

A União de Nações Sul-Americanas, ou Unasul, teve seu tratado constitutivo assinado em 2008 e é formada pelos doze países da América do Sul: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana,  Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
A Unasul tem como principal objetivo "construir, de maneira participativa e consensuada, um espaço de integraçãoe união no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos,  priorizando o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a   infra-estrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, com vistas  a eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar  a inclusão social e a  participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados".
A Unasul faz parte de um processo contínuo de integração dos países da América do Sul.


Para saber mais:
Animação da revista Nova Escola sobre a evolução dos blocos econômicos
Artigo sobre blocos econômicos no 'Mundo Vestibular'

Para saber mais sobre o Mercosul:
Página oficial do Mercosul
Perguntas frequentes (FAQ) sobre o Mercosul

Para saber mais sobre a Unasul:
Página oficial da Unasul
Tratado Constitutivo da Unasul



0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior