Rio +20

15:00 Junior Lopes 0 Comentários

Rio +20

Você sabe o que é a Rio +20?

Entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 o mundo se encontra no Rio de Janeiro para pensar as estratégias sustentáveis para o futuro do nosso planeta.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, ou Rio +20, é o encontro de chefes de Estado e delegações organizado pela ONU, do qual participarão mais de 180 países, com o objetivo de debater e divulgar temas ligados à sustentabilidade e à 'economia verde', firmando compromissos, propondo e discutindo novos temas.
Os dois temas centrais da Rio +20 estabelecidos pela Assembleia-Feral das Nações Unidas são: “Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”; “Marco institucional para o desenvolvimento sustentável”.
Ao contrário da Rio 92 que finalizou negociações anteriores a respeito de preservação ambiental, a Rio +20 se preocupa mais com o que ocorrerá no futuro e como as nações se comportarão, focando sempre o desenvolvimento sustentável e a economia verde e estabelecer metas para os próximos 20 anos.
Os termos mais falados por esses dias são exatamente 'desenvolvimento sustentável' e 'economia verde'. Vamos ver o que significam cada um deles:
Desenvolvimento sustentável
"Modelo de desenvolvimento que equilibra os avanços socioeconômicos com o aproveitamento sustentável dos recursos naturais. Os benefícios do crescimento econômico devem priorizar a inclusão social e a proteção ambiental e fomentar políticas de erradicação da pobreza".
Economia verde
"Modelo econômico que tem como base o desenvolvimento sustentável. No entanto, o conceito de 'economia verde' permite múltiplas interpretações e sua definição ainda não é consensual. O Brasil, por exemplo, prefere trabalhar com a ideia de uma 'economia verde inclusiva', com especial atenção para o pilar social. A 'economia verde inclusiva' já está sendo praticada por meio de políticas públicas brasileiras e de vários países. Alguns exemplos são:
  • políticas sociais, como a transferência condicionada de renda;
  • atividades para promover a conservação ou a recuperação ambiental;
  • apoio a segmentos da população cuja renda se origina na reciclagem de resíduos sólidos;
  • disseminação de boas práticas agrícolas usando tecnologias acessíveis a pequenas propriedades rurais e famílias de agricultores;
  • emprego eficiente de fontes limpas e renováveis de energia".
Incluídos na Rio +20 estão os 'Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável', evento resultante da parceria entre o governo brasileiro e a ONU, que busca a troca de experiências e ideias sobre desenvolvimento sustentável entre setores da sociedade civil internacional. Os resultados desses Diálogos serão encaminhados aos chefes de Estado durante a Rio +20.
Os temas prioritários que serão discutidos nos 'Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável', ligados ao desenvolvimento sustentável, são:
  • Desemprego, trabalho decente e migrações;
  • Desenvolvimento Sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras;
  • Desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza;
  • A economia do Desenvolvimento Sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo;
  • Florestas;
  • Segurança alimentar e nutricional;
  • Energia sustentável para todos;
  • Água;
  • Cidades sustentáveis e inovação;
  • Oceanos.
Paralelamente à Rio +20 acontecerá a 'Cúpula dos Povos', organizada pelo sociedade civil global e também voltada às questões de sustentabilidade.
Para saber mais:

-----

Fonte:




0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior