Postagem em destaque

Como funciona uma eclusa

eclusa geografia tietê paraná
O que são eclusas? Em quais situações podem ser utilizadas? Confira vídeos com o funcionamento dessas obras da engenharia.

Eclusa

O que é e como funciona

Segundo o dicionário Michaelis, eclusa é um "repartimento em rio ou canal, com portas em cada extremidade, usado para elevar ou descer embarcações de um nível de água a outro, a fim de facilitar-lhes ou mesmo possibilitar-lhe o acesso a determinados lugares". De uma forma simples, as eclusas funcionam como 'elevadores' para embarcações, em canais de água onde há diferença de nível.
Para ser levada a um nível mais elevado, a embarcação entra em um compartimento de concreto que vai recebendo mais água e, obviamente, elevando a embarcação. Quando o nível do compartimento for igual ao do canal, as comportas são abertas e a embarcação segue seu caminho. Para um nível mais baixo o processo é inverso.

Confira lista de reprodução no YouTube com o funcionamento de algumas eclusas:


Saiba mais:
Animação da Eclusa de Barra Bonita - São Paulo
InfoEscola
Mundo Estranho


-----
Fontes:
Imagem:
Imagem obtida junto ao Wikimedia Commons. Todos os direitos reservados à Marinha do Brasil



Comentários

  1. Muito legais os vídeos sobre as eclusas!!! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Da hora, eu achava que isso era coisa só de ficção.

    ResponderExcluir
  3. Da hora, eu achava que isso era coisa só de ficção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!