Postagem em destaque

Prova e gabarito de História - 8º Ano - 3º bimestre



Provas de História

Prova e gabarito de História - 8º Ano - 3º bimestre
Confira o gabarito da prova de História do 8º ano, aplicada dia 10/08/2012.

Clique aqui para baixar a prova do 8º  ano.

Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.


Conteúdo: O Período Regencial; o Segundo Reinado.

Gabarito:
Exercício 1:
(C)
(A)
(B)

Exercício 2:
Período Regencial é como ficou conhecido o período entre 1831 e 1840, iniciando-se com a abdicação de D. Pedro I e chegando ao fim com o Golpe da Maioridade, que colocou D. Pedro II no trono antes da idade legal. Quando D. Pedro I abdicou do trono, o herdeiro legal era seu filho, então com 5 anos. Diante dessa situação e como era previsto na Constituição Imperial, o país seria então governado por regentes. Inicialmente foi formada uma Regência Trina Provisória, sendo substituída pela Regência Trina Permanente e que posteriormente, devido ao Ato Adicional de 1834, deu lugar à Regência Una. Foram dois os regentes: Diogo Antonio Feijó, que renunciou em 1832, e Araújo Lima, que governou até o Golpe da Maioridade.

Exercício 3:
(M)
(E)
(E)
(M)
(E)
(E)

Exercício 4:
(4)
(1)
(3)
(2)

Exercício 5:
(F)
(S)
(B)
(C)
(M)

Exercício 6:
Foi um golpe, apoiado principalmente pelos políticos liberais, que colocou D. Pedro II no trono ainda com 15 anos incompletos, antes da idade legal. A instabilidade demonstrada pelas revoltas regenciais e o afastamento político dos liberais facilitou o golpe que, segundo alguns historiadores, evitou a república, já que esta seria uma evolução natural do Período Regencial, também considerado uma verdadeira experiência republicana em pleno Império.

Exercício 7:
D

Exercício 8:
B

Exercício 9:
Enquanto no parlamentarismo tradicional, como o inglês, há todo um processo democrático para se chegar à escolha do primeiro-ministro entre os parlamentares, no caso do parlamentarismo às avessas a presidência do Conselho de Ministros era subordinada ao imperador, tirando todo o caráter democrático desse sistema de governo.

Exercício 10:
A

Exercício 11:
A Eusébio de Queirós não foi a primeira lei que tentou conter o escravismo no Brasil, mas certamente foi a primeira que passou a ter resultados efetivos. Ela proibia o tráfico negreiro, impedindo novos escravos africanos de serem trazidos para o Brasil. Isso aumentou ainda mais o preço dos escravos, passando a favorecer o incentivo à mão de obra imigrante e dando mais argumentos para os abolicionistas.


Espero que você tenha obtidos bons resultados. Tenha um ótimo fim de semana!


Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.

Comentários

  1. Junior em todas as provas do Brasil vai cair iso agora no 3 bimestre tenho prova dia 20/08/2012 vai cair isoo

    ResponderExcluir
  2. Olá Davi Ribeiro, não entendi sua pergunta, mas se você quer saber se essas provas foram realmente aplicadas, a resposta é afirmativa. Todas as provas foram aplicadas e, posteriormente é claro, os gabaritos divulgados para conferência dos alunos.

    Se não é isso que você quer saber, deixe outro comentário.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. tipo onde eu moro vai a té o 4bimestre mas tem o 5°bimestre pra dar uma ajuda ai eu fiquei em Historia e biologia vc n aruma um gabarito dos 2 pra mim n? mas o gabarito tem q ter des do 1b até o 4°b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tutty, obrigado pelo seu comentário. Em relação à disciplina de Biologia, não tenho como ajudá-los, mas de História, nos links abaixo você terá todas as provas (com gabaritos) que já foram publicadas no blog:

      Você não mencionou, mas devido à Biologia, acredito que você esteja no Ensino Médio. Este link apresenta todas as provas do Ensino Médio que foram publicadas no blog (copie e cole o endereço no seu navegador): http://www.professorjunioronline.com/search/label/Provas%20de%20Hist%C3%B3ria%20M%C3%A9dio

      Para o Ensino Fundamental o link é (também copie e cole): http://www.professorjunioronline.com/search/label/Provas%20de%20Hist%C3%B3ria%20Fundamental


      Espero ter ajudado e bons estudos!

      Excluir
  4. oii prefessor,esta prova ira cair para os 8 anos no 3 bimestre?
    to endo q vou levar um 0 bem redondo nesta prova

    ResponderExcluir
  5. oii prefessor,esta prova ira cair para os 8 anos no 3 bimestre?
    to endo q vou levar um 0 bem redondo nesta prova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá canal da pikena...
      esta prova foi aplicada aos meus alunos no 3º bimestre de 2012. Se for o mesmo conteúdo que seu professor passou para a prova, você pode aproveitar para estudar.
      Espero que você não tire um zero bem redondo. rsrsrs

      Abraço e bons estudos!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!