Postagem em destaque

Prova e gabarito da Prova de História do 7º ano


Prova de História do 6º ano - 4º bimestre
Prova de História - 7º ano - 4º bimestre

Prova e gabarito de História

7º ano - 4º bimestre




Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:



Gabarito

1. União Ibérica foi a união de dois reinos sob o domínio de um único rei. Após a morte do rei D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal ficou sem herdeiro na sucessão do trono e passou a ser governado pelos reis da Espanha, os Habsburgos.

2. B

3. O conde Maurício de Nassau recebeu a incumbência de administrar o território conhecido como Brasil Holandês. Destacou-se por ter uma administração diferenciada, investindo no desenvolvimento da região, permitindo a liberdade religiosa e tendo bons relacionamentos com os produtores nordestinos. Ao ser afastado de suas funções pela Companhia das Índias Ocidentais, seus sucessores não tinham a mesma visão administrativa que Nassau e passaram, entre outras coisas, a cobrar dívidas atrasadas, desagradando os produtores e levando a população do Nordeste à revolta.

4. E

5. O tempo de dominação no Brasil, permitiu à Companhia das Índias Ocidentais ter um melhor domínio sobre a produção açucareira, possibilitando-lhes desenvolver uma produção eficiente nas Antilhas, que fará forte concorrência ao açúcar brasileiro, levando, juntamente com outros fatores, o Nordeste brasileiro à crise econômica.

6. Mineração

7.
a) Stuart
b) Jaime I e Carlos I
c) Os reis da dinastia Stuart tinham constantes desentendimentos com o parlamento, por questões religiosas e políticas, levando-os ao conflito.
d) Oliver Cromwell, responsável pelo Ato de Navegação.
e) Foi a volta da monarquia e da dinastia Stuart ao poder após a renúncia de Ricardo Cromwell.
f) Foi quando, por motivos religiosos e políticos, o parlamento inglês oferece o trono a Guilherme de Orange, que assume sob o poder da Declaração dos Direitos ("o rei reina mas não governa").
g) Fim do absolutismo inglês e consolidação da burguesia.



Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:


Comentários