Postagem em destaque

Jogos e Brincadeiras Africanos

Jogos e brincadeiras africanas


Apesar da necessidade de se trabalhar temas como cultura africana durante o ano todo, inseridos no conteúdo diário, muitos professores insistem em tratar o tema somente próximo ao dia 20 de novembro, como uma obrigação curricular.

Atividades lúdicas e educativas

A influência africana nos jogos e brincadeiras

A partir da lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, sobre a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" e da lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, sobre a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial da Rede de Ensino, o que se vê, na maioria das vezes, são profissionais que trabalham tais assuntos de forma isolada, como se fosse algo desvinculado da nossa cultura, do nosso dia a dia, e que deve ser abordado simplesmente pelo fato de ser uma imposição federal.

Além da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, existem outros assuntos que são geralmente relegados a um segundo plano ou trabalhados somente em datas específicas, como a questão de gênero, cidadania, hábitos alimentares, atividades físicas, educação no trânsito, entre outros. Já passou da hora de rompermos a ideia errada de que, por exemplo, somente o professor de História deva tratar sobre a cultura Afro e Indígena, ou que somente o professor de Ciências deva tratar sobre os hábitos alimentares, ou ainda que somente o professor de Educação Física deva tratar sobre o hábito de se praticar atividades físicas. Esses e outros assuntos essenciais devem ser tratados paralelamente aos conteúdos de cada disciplina e, infelizmente, são poucos os professores que adotam essa postura, valorizando a diversidade e ajudando a criar cidadãos mais conscientes.

Mas voltando à questão da Cultura Afro, quando chegamos no mês de novembro, temos uma infinidade de trabalhos apresentados, por todo o país, durante a Semana da Consciência Negra (20 de novembro é o Dia da Consciência Negra) e é claro que esse tipo de atividade tem seu valor, por colocar os alunos em ritmo de pesquisas e leituras e agitar os colégios.
Para auxiliar alunos e professores que estão se preparando para a Semana da Consciência Negra e percebendo como esse tipo de pesquisa aumentou aqui no professorjunioronline.com nesses últimos dias, segue abaixo uma seleção de jogos e brincadeiras que podem ser trabalhados não só na semana específica, mas em qualquer outra época do ano letivo, de forma lúdica e educativa. Clique aqui para acessar também uma lista com 55 personalidades brasileiras, representantes da cultura Afro.

Aula dos professores Luciano Silveira Coelho e Amanda Fonseca Soares Freitas, de MG.
Aula dos professores Tiago Soares Alves, Elizabet rezende de Faria e Aline Rodrigues Cantalogo, de MG.
Brinquedos e bincadeiras no Fórum Eja.
Jogos africanos e afro-brasileiros no Scribd.
Jogos africanos no Slideshare - 1.
Jogos africanos no Slideshare - 2.
Mancala, no Jogos Antigos.
Sugestões no Blog Consciência Afro.






Clique aqui para acessar também uma lista com 55 personalidades brasileira, representantes da cultura Afro.

Comentários