Postagem em destaque

Prova e gabarito das provas do dia 01/11/2012 - 1º Ano

Prova de História - 1º Ano - Ensino Médio


Prova e gabarito de História

1º Ano - 4º Bimestre - Ensino Médio



Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:

Clique aqui para baixar a prova.

Exercício 1:
O texto faz referência ao Antigo Regime, adotado em boa parte da Europa na Idade Moderna. No campo político caracterizou-se pelo absolutismo, justificado muitas vezes pela teoria do direito divino, enquanto que no campo social foi marcado pelos privilégios dispensados à nobreza, ao clero e à realeza. O Iluminismo criticava esses conceitos por defender principalmente a igualdade e a liberdade.

Exercício 2:
Montesquieu propõe a divisão do poder do Estado em Executivo, Legislativo e Judiciário como forma de evitar a concentração do poder nas mãos de um único governante.

Exercício 3:
Alternativa E


Exercício 4:
Alternativa D



Exercício 5:
Alternativa C



Exercício 6:
Podem ser citadas a condenação da intervenção do Estado na economia e a afirmação do trabalho humano como fonte geradora de riquezas.

Exercício 7
Alternativa B

Exercício 8:
Prática adotada em alguns países europeus que se encontravam mais atrasados economicamente, ainda com resquícios feudais, encontraram no Iluminismo a inspiração que garantia a modernização de seus países, com desenvolvimento econômico e social, sem abandonar o absolutismo. O Brasil foi afetado pelo despotismo esclarecido por meio do Marquês de Pombal, durante o governo de D. José em Portugal. Foram criadas companhias de comércio focadas na exploração comercial, houve a intensificação do tráfico de escravos, reforçou-se o poder das casas de fundição e aumento de impostos, além da mudança da capital brasileira de Salvador para o Rio de Janeiro.


Exercício 9
01 + 04 + 08 = 13


Exercício 10
Alternativa A





Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:

Comentários