Postagem em destaque

Prova e gabarito das provas do dia 01/11/2012 - 3º Ano


Prova de História - 1º Ano - Ensino Médio


Prova e gabarito de História

3º Ano - 4º Bimestre - Ensino Médio


Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:


Clique aqui para baixar a prova.


Exercício 1:
As unificações tardias da Alemanha e da Itália marcaram a desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias em comparação com outras nações, como o Reino Unido. A necessidade dessas novas nações em buscar no colonialismo a matéria prima necessária para o fortalecimento da industrialização e o mercado consumidor necessário para absorver a produção levou a uma disputa colonial  marcada por um colonialismo agressivo e por uma corrida armamentista que acentuou os desentendimentos entre as potências. O inevitável confronto entre as nações de industrialização mais tardia e as novas nações, fortalecidas pelo sistema de alianças, entre outros motivos, levou à Primeira Guerra Mundial.

Exercício 2:
Alternativa E

Exercício 3:
Alternativa D

Exercício 4:
Alternativa C

Exercício 5:
Apesar das grandes diferenças entre os conflitos da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais, seja em relação às proporções de cada uma, ao alcance territorial atingido, ou ainda aos motivos que levaram cada uma a eclodir, a Segunda Guerra Mundial é vista por muitos como uma 'continuação' da Primeira devido aos caminhos tomados a partir dos acordos de paz ao fim do conflito que terminou em 1918. O chamado revanchismo alemão ao Tratado de Versalhes, aliado à crise econômica e ao surgimento de governos totalitários levou a um novo conflito, maior e mais abrangente apenas duas décadas após o fim da Primeira Guerra Mundial.

Exercício 6:
O aluno deve descrever em poucas palavras a situação político, econômica e social da Rússia às vésperas das revoluções de 1917, com suas raízes no Domingo Sangrento de 1905.
A Rússia vivia ainda sob um regime absolutista, o czarismo, enfrentando grande carestia de recursos básicos, devido, entre outros fatores, à grande extensão do território, aos privilégios da nobreza, à industrialização tardia e 'importada' das grandes potências europeias, à grave crise econômica pela qual passava a população.
Tendo como base esse contexto, aliado à derrota russa para o Japão na guerra russo-japonesa de 1904, um protesto, em 1905, é reprimido duramente pelo governo, episódio que ficou conhecido como Domingo Sangrento. A partir daí as manifestações e intensificaram e surgiram os sovietes. No contexto internacional, a Rússia, junto à Tríplice Entende, entra na Primeira Guerra Mundial.
Em 1917 as manifestações se transformam, inicialmente, em um golpe menchevique, que forçou a abdicação do czar Nicolau II e implantou um governo provisório, com tendências liberais. Com a manutenção do país na Guerra, os sovietes passam a se afastar do governo provisório e passa a tomar forma a Revolução Bolchevique, que eclode em outubro, com características de um regime socialista-proletário.

Exercício 7:
Alternativa B

Exercício 8:

Alternativa A


Exercício 9:

Alternativa A


Exercício 10:

Alternativa B



Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:

Comentários

  1. Olá! Onde consigo essa prova? No link não baixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Essa postagem é bem antiga e realmente não consegui recuperar o arquivo da prova. Mas você pode pesquisar aqui no blog provas do 3º ano, copiando o seguinte endereço na barra de pesquisa do seu navegador: https://www.professorjunioronline.com/search/label/3%C2%BA%20Ano

      Também pode, por meio do campo "Pesquisar", no canto superior direito do blog, procurar pelos conteúdos que precisa.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!