Prova e gabarito das provas do dia 01/11/2012 - 3º Ano

17:00 Junior Lopes 0 Comentários


Prova de História - 1º Ano - Ensino Médio


Prova e gabarito de História

3º Ano - 4º Bimestre - Ensino Médio


Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:


Clique aqui para baixar a prova.


Exercício 1:
As unificações tardias da Alemanha e da Itália marcaram a desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias em comparação com outras nações, como o Reino Unido. A necessidade dessas novas nações em buscar no colonialismo a matéria prima necessária para o fortalecimento da industrialização e o mercado consumidor necessário para absorver a produção levou a uma disputa colonial  marcada por um colonialismo agressivo e por uma corrida armamentista que acentuou os desentendimentos entre as potências. O inevitável confronto entre as nações de industrialização mais tardia e as novas nações, fortalecidas pelo sistema de alianças, entre outros motivos, levou à Primeira Guerra Mundial.

Exercício 2:
Alternativa E

Exercício 3:
Alternativa D

Exercício 4:
Alternativa C

Exercício 5:
Apesar das grandes diferenças entre os conflitos da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais, seja em relação às proporções de cada uma, ao alcance territorial atingido, ou ainda aos motivos que levaram cada uma a eclodir, a Segunda Guerra Mundial é vista por muitos como uma 'continuação' da Primeira devido aos caminhos tomados a partir dos acordos de paz ao fim do conflito que terminou em 1918. O chamado revanchismo alemão ao Tratado de Versalhes, aliado à crise econômica e ao surgimento de governos totalitários levou a um novo conflito, maior e mais abrangente apenas duas décadas após o fim da Primeira Guerra Mundial.

Exercício 6:
O aluno deve descrever em poucas palavras a situação político, econômica e social da Rússia às vésperas das revoluções de 1917, com suas raízes no Domingo Sangrento de 1905.
A Rússia vivia ainda sob um regime absolutista, o czarismo, enfrentando grande carestia de recursos básicos, devido, entre outros fatores, à grande extensão do território, aos privilégios da nobreza, à industrialização tardia e 'importada' das grandes potências europeias, à grave crise econômica pela qual passava a população.
Tendo como base esse contexto, aliado à derrota russa para o Japão na guerra russo-japonesa de 1904, um protesto, em 1905, é reprimido duramente pelo governo, episódio que ficou conhecido como Domingo Sangrento. A partir daí as manifestações e intensificaram e surgiram os sovietes. No contexto internacional, a Rússia, junto à Tríplice Entende, entra na Primeira Guerra Mundial.
Em 1917 as manifestações se transformam, inicialmente, em um golpe menchevique, que forçou a abdicação do czar Nicolau II e implantou um governo provisório, com tendências liberais. Com a manutenção do país na Guerra, os sovietes passam a se afastar do governo provisório e passa a tomar forma a Revolução Bolchevique, que eclode em outubro, com características de um regime socialista-proletário.

Exercício 7:
Alternativa B

Exercício 8:

Alternativa A


Exercício 9:

Alternativa A


Exercício 10:

Alternativa B



Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:

0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior