Chuva de meteoros é um espetáculo imperdível.

23:53 Junior Lopes 0 Comentários

Chuva de Meteoros
Chuva de meteoros

Chuva de meteoros. 

Geminídeos riscam o céu nesta noite. 


Não, não! O 'tão esperado'  fim do mundo do dia 21 não foi antecipado, pode ficar tranquilo.



Se você está temendo o fim do mundo, pode ter chegado até esta postagem imaginando que a chuva de meteoros seria o primeiro indício do final dos tempos (leia O mundo vai acabar no próximo dia 21! Ou não?). Longe disso! O fenômeno da chuva de meteoros, que atingirá o máximo de sua atividade na madrugada do dia 13 para o dia 14 de dezembro (hoje!), é um evento astronômicos aguardado com ansiedade por especialistas, amadores e curiosos.

-->

Para quem não sabe, a chuva de meteoros ocorre quando a Terra, na sua órbita ao redor do Sol, atravessa destroços deixados em 'rastros' de cometas. Quando esses destroços entram em contato com a atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes, originando as chamadas 'estrelas cadentes'. No entanto, no caso dessa chuva de meteoros, chamada de Geminídeos por ter o radiante (ponto no céu de onde parecem surgir os meteoros) localizado na constelação de Gêmeos, a origem não é de um meteoro comum e sim de um asteroide, o 3200 Phaeton.



Para observar esse fenômeno, que não costuma decepcionar justamente pela quantidade de meteoros que risca o céu, você não precisa de nenhum equipamento especial. Tudo que você precisa é:
  • um local escuro (ao ar livre, claro, não vá ficar dentro do quarto com a luz apagada), de preferência longe das luzes da cidade. ::: :::Cuidado na escolha do local, se você ainda é bem novinho, esteja sempre acompanhado por um responsável::: :::;
  • céu limpo de nuvens;
  • uma cadeira reclinável (as de praia são as melhores);
  • paciência; 
  • vontade de ficar acordado até tarde;
  • saber para onde olhar: seguindo as orientações do Cássio Barbosa do blog Observatório, do G1, "procure pelas Três Marias (que compõem o Cinturão de Órion) e desça na vertical na direção do horizonte (no lado direito da imagem abaixo). Não é preciso localizar o ponto exato, apenas olhar na direção da constelação. Os meteoros devem cruzar o céu todo, mas olhando na direção de onde eles vêm fica mais fácil");
  • se você tiver um tablet ou celular com Android, pode baixar o Google Sky. Com ele fica fácil encontrar o radiante, mas também a luminosidade da tela pode prejudicar a visualização do 'espetáculo' e, convenhamos, equipamento eletrônico você vê todo dia, já uma chuva de meteoros...

É isso! Eu certamente ficarei acordado até 'alta madrugada'. Se você também fizer isso, e conseguir ver alguma coisa, deixe seu comentário aqui.


Boa Sorte!

0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior