Postagem em destaque

Gabarito e prova para download - História - 3º ano - 1º bimestre

Provas de História


Confira o gabarito da prova do 3º ano/1ºbimestre - Ensino Médio

Clique aqui para fazer o download da prova



Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

Colégio Construindo o Saber



Questão 1:
A economia egípcia baseava-se na agricultura propiciada pelo rio Nilo. O Estado era responsável pela organização e construção de diques, canais e reservatórios, dirigindo o trabalho dos camponeses e permitindo o aproveitamento das potencialidades do rio. Além disso desenvolvia-se também, ao longo do rio e suas margens, a pesca, a caça e a navegação.

Questão 2:
A economia mesopotâmica era baseada na agricultura de regadio, praticada com o aproveitamento das cheias dos rios Tigre e Eufrates. Havia ainda o desenvolvimento da pecuária, do artesanato e do comércio. Por ser uma região de planícies abertas, de confluência de povos e de ligação entre Oriente e Ocidente, as disputas internas e constantes invasões foram característica principal da Mesopotâmia. O comércio na região foi marcante devido à presença de rotas comerciais e até pelo desenvolvimento de atividades financeiras.

Questão 3:
Alternativa B

Questão 4:
Alternativa E.

Questão 5:
Alternativa A

Questão 6:
O mar Mediterrâneo foi o centro comercial entre Ocidente e Oriente nos últimos séculos da Baixa Idade Média, situação propiciada, principalmente, graças às Cruzadas, que reabriu o comércio marítimo na região. No entanto, o grande número de intermediários tornava os preços das mercadorias muito elevado, despertando o interesse por novas rotas que levassem ao Oriente, sem passar pelo Mediterrâneo. A partir daí, o Atlântico passa a ser a opção mais interessante.

Questão 7:
Alternativa C.

Questão 8:
Alternativa C

Questão 9:
Alternativa B

Questão 10:
Experiência - os portugueses já produziam açúcar na ilha de Madeira e nos Açores;
Condições naturais - o Brasil apresentava clima e solo favoráveis à produção açucareira;
Comércio - o açúcar era produto de grande aceitação no mercado europeu, onde o seu consumo expandia-se;
Interesse holandês - os holandeses tinham interesse em participar do crescente e lucrativo comércio açucareiro, para isso financiaram a implantação dos engenhos no Brasil e foram responsáveis pelo transporte, refino  e distribuição do açúcar pela Europa.



Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

Comentários