Postagem em destaque

Como apresentar um trabalho em vídeo

Apresentações em vídeo - www.professorjunioronline,com

Trabalho em vídeo

Uma opção nem sempre adequada




Exitem diversas formas de se apresentar um trabalho em sala e, com a facilidade de acesso às novas tecnologias, os vídeos acabam sendo uma tentação, afinal um número cada vez maior de pessoas passa parte de seus dias conectado e, com isso, fotografam, filmam e compartilham conteúdo constantemente.


Nas propostas de trabalho que tenho apresentado aos meus alunos nos últimos anos, a opção do vídeo está sempre presente, não por imposição minha, mas por sugestão dos próprios alunos. Segundo eles, o nervosismo diminui por não apresentarem exatamente na frente do professor e dos outros alunos, isso sem levar em conta ainda o fato de que  poderão fazer o trabalho sem 'desgrudar' do celular (se é que desgrudam em algum momento kkkk).
Porém, nem tudo são flores! Não bastam uma ideia na cabeça e um celular na mão. Assim como em qualquer outro trabalho, é necessário pesquisar bastante e o trabalho geralmente é maior, já que necessita ainda das atividades de edição.
Então, para fazer um bom trabalho em vídeo, seguem algumas dicas. Parto do princípio que você domine alguma ferramenta de edição de vídeo e só necessite de orientações para o trabalho. Sobre edição de vídeo pode ser que surja uma postagem no futuro.
Vamos lá...

-------------------------------

-------------------------------


  • Seja criativo: Não adianta fazer um vídeo no qual os integrantes da equipe ficam apenas lendo alguma coisa, é preciso algo mais! Apresente na forma de telejornal, slide show ou entrevistas... use sua imaginação.
  • Pesquise muito: Não adianta pesquisar somente na Wikipédia e achar que é suficiente. Utilize a Wikipedia como base e pesquise também em outros sites. Existem acervos de jornais e revistas à disposição para pesquisa, é só procurar que você acha.
  • Além da internet: Muita gente não se lembra, mas as bibliotecas ainda existem e continuam muito úteis, por isso, não deixe de visitá-la. Além disso, as chances de encontrar informações erradas na biblioteca são praticamente nulas, enquanto na internet, por ser um ambiente livre, há possibilidade de encontrarmos informações erradas se não pesquisarmos nos locais corretos.
  • Planeje tudo antes: Não comece a filmar sem um planejamento prévio. É preciso inicialmente criar um roteiro básico de filmagem, onde você descreverá as etapas que seu vídeo terá e, somente depois,  começar as filmagens.
  • Não tenha medo de errar: Filme quantas vezes for necessário, até que o vídeo fique exatamente como você quer. Não adianta ficar com preguiça e colocar a primeira filmagem que foi feita.
  • Leve o trabalho a sério: É difícil resistir, mas vídeo de trabalho escolar não é espaço para gracinhas. Você pode até criar uma apresentação com pequenas doses de humor, mas deve ter muito cuidado para não cair no ridículo. Deixe as brincadeiras para uma sessão do tipo 'erros de gravação'.
  • Capriche na edição: Não adianta nada estudar bastante, dominar o conteúdo, caprichar nas filmagens e relaxar na edição. Este é o momento de dar o acabamento final no seu trabalho, portanto capriche! Atualmente é fácil editar um vídeo, até mesmo o YouTube tem um editor próprio, fácil de mexer e sem segredo algum.
  • Se não domina, faça outra coisa: É isso mesmo! Se você não domina as novas tecnologias, não sabe filmar(!), ou editar um vídeo, parta para outra, faça um seminário, um trabalho escrito ou qualquer outro tipo de apresentação, mas deixe o vídeo de lado.



É isso! Bom trabalho!






Trabalho de Geografia
Trabalho de História

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!