Postagem em destaque

Seminário - Dicas para uma boa apresentação

Apresentação de Seminário - www.professorjunioronline.com

Dicas para apresentar um bom seminário

Para os alunos do Ensino Fundamental


Colégio Construindo o Saber


É só falar em seminário para a turma toda tremer. Mesmo assim, os alunos do 8º ano do Colégio Construindo o Saber optaram por esta forma de apresentação para a Semana de História.
Os conteúdos já foram vistos durante as aulas e agora, para os trabalhos da Semana de História, os alunos tiveram a liberdade de escolher qual o tema dos trabalhos e qual a forma de apresentação.
Parte da turma optou pelo seminário e, apesar das informações passadas durante nossas aulas, uma ajudazinha extra nunca é demais. Então vamos lá!

As informações abaixo foram baseadas na experiência do professor e em diversos sites que tratavam sobre o assunto. Você pode conferir, ao final da postagem, uma lista com os sites pesquisados.


-------------------------------

-------------------------------



  • Estude bastante : Pode parecer óbvio, mas muita gente não estuda para as apresentações. Acham que uma simples leitura superficial já permite uma boa apresentação e, depois, já sabemos o resultado: péssimas apresentações e, automaticamente, medo de seminários.
  • Não leia: A primeira orientação que muitos professores dão é: "não leia durante a apresentação". Você precisa dominar o assunto que vai apresentar e, com a leitura, acaba ficando preso ao que está escrito, sem possibilidade de inovar ou de mostrar o que você realmente aprendeu.
  • Não decore: Também fuja dessa estratégia. Apesar de muitos professores discordarem, eu continuo achando que decorar não é sinônimo de aprender. Leia muito sobre o seu assunto e fique por dentro do que será abordado, assim você poderá falar com tranquilidade.
  • Não se esqueça do tema: E quando digo isso, não quero dizer para você manter o foco durante a apresentação (apesar de isso ser essencial), mas sim de algo mais básico ainda: que você não se esqueça de informar o tema da sua apresentação aos seus amigos que estão assistindo. Muitos alunos chegam tão apavorados que simplesmente se esquecem de informar aos outros sobre o que estão falando.
  • Cuidado com a postura: É... ficar de costas para a sala; ficar encostado no quadro; ficar com brincadeiras entre os amigos que estão apresentando, ignorando quem está assistindo... todas essas são atitudes que devem ser evitadas.
  • Tom de voz: Você não precisa gritar, mas também não pode sussurrar. É preciso que todos na sala escutem o que você está falando.
  • Planeje a apresentação: Cada membro da equipe deve saber qual o seu momento de falar; não interromper o amigo que está apresentando; ajudar quando algum membro da equipe ficar 'meio perdido'. Tudo isso se houver um planejamento anterior, treinando bastante em casa para ficar tudo bem organizado.
  • Trabalhe em equipe: Trabalhar em equipe não é simplesmente agrupar o que cada um estudou. Trabalhar em equipe é uma atividade que precisa de muita organização. Todos os membros da equipe devem saber a totalidade do assunto. Garantir que cada um faça somente a sua parte não levará a uma apresentação conjunta e sim a uma apresentação compartimentada, parecendo que cada um fez sua parte e não se importou com o todo.
  • Utilize recursos extras: Você pode enriquecer sua apresentação com um mapa, com um texto extra, com imagens, com músicas. Todas essas sugestões no entanto devem ser utilizadas somente se realmente tiverem alguma relação com o conteúdo e forem realmente significantes.
  • Planeje o tempo de apresentação: Cuide para que sua apresentação não fique tão curta que ninguém possa ter tempo de se arrumar na carteira, nem tão longa que chegue a dar sono.
  • Parte impressa: Mesmo que o professor não peça, é bom entregar um trabalho impresso, caprichado, com capa, nome do trabalho e membros da equipe. Neste trabalho impresso não há necessidade de informar tudo o que foi falado na apresentação, limite-se somente aos tópicos principais. 
  • Bibliografia: Essencial. Você não deve entregar ou apresentar trabalhos sem informar as suas fontes de pesquisa.

Acho que é isso. Lembre-se que essas informações foram elaboradas com base nos trabalhos que peço em sala, voltadas para meus alunos. Pode ser que seu professor queira algo diferente, então converse com ele sobre o assunto e peça orientações.

Se tiver alguma dúvida, vá até o final da postagem e deixe seu comentário.



Trabalho de História
Trabalho de Geografia

Comentários

  1. adorei essas dicas, mas amanhã na verdade eu nem vou apresentar um seminário eu e meus colegas vamos dar uma aula pública aos nossos pais e essa é minha primeira vez que faço isso. Eu estou tão nervosa e suas dicas me ajudaram muito, eu sei que eu sou boa em fazer seminário tiro as maiores notas, mas mesmo assim eu fico nervosa porque o seminário que eu faço é para os meus colegas de classe não para os nossos pais, entendeu?.Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 'anonimo brasil'!

      Que bom que as dicas ajudaram na preparação da sua aula.

      Tenho certeza que você terá bons resultados amanhã, é possível perceber isso pela forma como você se expressa. Não sei qual será o tema da sua aula pública, mas lembre-se do básico: você e seus amigos foram os que estudaram o assunto e, por isso, dominam o necessário. Sendo assim, não há necessidade de ficar nervosa, fique tranquila e tire de letra. Ficarei contente se você comentar aqui como foi a sua experiência.

      Desejo uma ótima apresentação a você e aos seus amigos!

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá! Adorei o post, muito bem explicado, mas gostaria de saber: há algum problema em levar uma folha impressa para servir de base durante a apresentação (não para ler, apenas para que eu possa me recordar de detalhes como datas ou nomes) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 'Anônimo'...

      Na minha opinião, não há nada demais em ter um <> com pequenas anotações ou tópicos para nos ajudar na hora da apresentação. As vezes é até preferível a apresentação destes tópicos em uma apresentação simples do Power Point, pois você compartilha com seu público e não precisa ficar toda hora olhando no papel, correndo o risco de se perder
      .
      Em todo caso, é sempre bom usar o bom senso e utilizarmos como base nossas experiências pessoais. Pense quando vamos assistir uma aula ou apresentação e o responsável fica lendo o papel o tempo todo... ou quando aparecem com aqueles slides de Power Point que enchem a tela de texto e a pessoa fica lendo tudo... Chato pra caramba! Então é só pegar os exemplos ruins, eliminá-los e usar o bom senso.

      Obrigado pela sua participação.

      Abraço!

      Excluir
  3. Quero saber como faço para criar uma empresa que não polua o meio ambiente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!