Postagem em destaque

Prova e gabarito de HIstória - 8ºano - 2º bimestre/2013

Prova de História
Prova de História


Confira o gabarito da prova do 8º ano/2º bimestre, aplicada no dia 10 de maio de 2013

Clique aqui para fazer o download da prova


Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.


Colégio Construindo o Saber



Questão 1:
Napoleão Bonaparte criou o Bloqueio Continental, que visava enfraquecer economicamente a Inglaterra, impedindo qualquer país do continente europeu de comercializar com os ingleses. Portugal, parceiro econômico da Inglaterra, fura o bloqueio, abrindo caminho para que Napoleão invadisse o pequeno país ibérico. Diante disso, D. João, príncipe regente de Portugal, opta por transferir toda a corte para a colônia, transformando-a em sede do reino.


Questão 2:
Alternativa C


Questão 3:
A economia brasileira passava por grande crise. O ouro havia desaparecido com o esgotamento das minas e as exportações açucareiras entraram em declínio devido às novas concorrências. Para fugir da crise, a coroa optou por aumentar os impostos, que fez cair o consumo, enquanto a emissão de dinheiro fazia aumentar a inflação. O comércio de escravos fortaleceu-se ainda mais no período joanino, fazendo dos comerciantes de escravos os que dominavam as grandes negociações.


Questão 4:
Alternativa C


Questão 5:
O episódio retratado na obra de Debret foi tenso e marcou a estréia de D. Pedro na política do país, convocando militares para enfrentar populares que queriam impedir seu pai de voltar com o dinheiro do Brasil para Portugal. A volta de D. João está diretamente ligada à Revolução Liberal do Porto porque, entre as exigências dos portugueses estava a volta de D. João para assumir o trono português.


Questão 6:
Alternativa A


Questão 7:
a) Liberalismo
b) Socialismo Científico
c) Nacionalismo
d) Socialismo Utópico


Questão 8:
Alternativa E


Questão 9:
A burguesia defendia o liberalismo, enquanto os proletariados defendiam o socialismo. O aluno deve demonstrar que compreendeu os principais pontos de divergência entre os dois conceitos, justificando a defesa capitalista da burguesia e a luta pelos direitos do proletariado.


Questão 10:
Alternativa B



Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.

Comentários

  1. Meu amigo Deus te Abençoe Voce É Um anjo Bom Trbalho Professor Obrigado De Coraçao

    ResponderExcluir
  2. Nossa Voce é Um anjo obrigado Mesmo De oraçao Professor

    ResponderExcluir
  3. Mas Cadê As Perguntas Das Respostas Das Questões Acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Euller, basta clicar em "Clique aqui para fazer o download da prova", no início da postagem, ou seguir este link https://dl.dropboxusercontent.com/u/97627374/ProvaHist82bonline.pdf

      Você será direcionado para o download da prova.

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!