Prova de Geografia - 8º ano - 1º bimestre - com gabarito

10:45 Junior Lopes 1 Comentários

Antártida


Prova de Geografia

8º ano - 1º bimestre


Prova para download e gabarito


Clique aqui para fazer o download da prova no Dropbox.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens', no Dropbox? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de Geografia? Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Gabarito:

Exercício 1:
a) e b)
Gabarito 1a e 1b.

c) Norte

d) Sul

e) Leste

f) Oeste

g) Pacífico, Atlântico e Índico

h) Ásia, América, África, Antártida, Europa e Oceania

Exercício 2:
A Antártida é um continente localizado na área meridional do nosso planeta, seus limites pouco ultrapassam o Círculo Polar Antártico. Possui temperaturas extremamente baixas e é totalmente despovoado. A vegetação é praticamente inexistente, ocorrendo raras ocorrências de algumas espécies de musgos e liquens.

Exercício 3
(3)
(1)
(4)
(2)
(5)

Exercício 4:
É a região polar localizada na região polar setentrional do nosso planeta, localizada aproximadamente entre o Círculo Polar Ártico e 90º de latitude Norte, abrangendo grande quantidade de ilhas e terras dos continentes americano, europeu e asiático.

Exercício 5:
A população do Ártico é formada por descendentes dos povos nativos, conhecidos como inuites, que habitam o estreito de Bering e a Groenlândia; os lapões, que ocupam o norte da Escandinávia; os samoiedos, da planície Siberiana, na Ásia. Apesar de parte dessa população ainda depender de práticas tradicionais para sobreviver, muitos deles já sofreram a influência de outros povos, ocasionando perda de seus hábitos tradicionais, dando lugar aos hábitos típicos das sociedades atuais, com envolvimento com a tecnologia e os confortos que ela oferece.

Exercício 6:
a) Resposta pessoal, com base, principalmente, nos parágrafos:
"[Poucos humanos chegam até aqui]. Há militares ou pesquisadores (…). Eventualmente há jornalistas e políticos. Turistas, só os de muito dinheiro. As paisagens de muitos tons de cinza e branco seduzem pela curiosidade e pela aventura. É uma das áreas mais desconhecidas do planeta. Quando se trata de Antártida, somos muito ignorantes.
A maior confusão vem com a outra região polar, o Ártico. Aquilo é um oceano gelado com algumas regiões de terra, isto aqui é um continente que dá uns Estados Unidos e meio. “A palavra Antártica significa “oposto ao Ártico”, lê-se no livro do escritor chileno Francisco Coloane. No Ártico há povos indígenas, na Antártida só há pinguins (e eles, é bom que se diga, só encontram ursos polares no zoológico). No Ártico a exploração de recursos naturais avança no mesmo ritmo em que o gelo derrete. Na Antártida, uma moratória limita as atividades humanas à pesquisa e ao turismo. Entre as similaridades, há um fenômeno sombrio coincidente. Ártico e Antártida têm ecossistemas frágeis e são regiões que vêm sofrendo intensamente com o aquecimento da Terra."
b) Resposta pessoal, com base, principalmente, no parágrafo:
"A Antártida é, por legislação internacional, um território para pesquisas. As normas legais do Sistema do Tratado Antártico, do qual o Brasil é signatário, definem regras que devem ser seguidas à risca pelos países que atuam no continente. Não pode haver atividade militar; testes nucleares nem pensar. Os programas científicos têm que ser contínuos para os países que querem ter direito a voto. Técnicos de um país podem inspecionar o que acontece na estação vizinha e vice-versa, para garantir a proteção ambiental do continente. A exploração econômica de recursos naturais está suspensa até 2048. Não se pode deixar lixo algum na região. Quem contamina tem que limpar o dano."
c) Resposta pessoal, com base nas informações do texto.



Quer outras provas de Geografia?
Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior