Postagem em destaque

Prova de Geografia - 7º ano - 1º bimestre - com gabarito

Indústria


Prova de Geografia

7º ano - 1º bimestre


Prova para download e gabarito


Clique aqui para fazer o download da prova no Dropbox.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens', no Dropbox? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de Geografia? Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Gabarito:

Exercício 1:
a) O aluno deve se referir ao destaque que foi dado em sala em relação à movimentação das placas tectônicas que deram origem à formação continental sul-americana.
b) O aluno deve mencionar as formações urbana e rural, destacando que, por meio da economia e dos costumes de nossa população, desde a colonização até os dias atuais, o país foi sendo construído/transformado, dando origem a inúmeros núcleos urbanos e áreas agrícolas.

Exercício 2:
(F)
(V)
(V)
(V)
(V)

Exercício 3:
a) O aluno deve descrever as informações principais do gráfico (título, período representado, atividades indicadas, porcentagem de cada atividade) e indicar suas conclusões pessoais.
b) O aluno deve concluir que o gráfico revela que o processo de urbanização se intensificou no período indicado, principalmente ao observar o crescimento da utilização de trabalhadores no setor terciário e a diminuição no setor primário.

Exercício 4:
O aluno deve pintar somente a primeira figura, que representa uma indústria.

Exercício 5:
O aluno deve explicar que êxodo rural é uma espécie de migração caracterizada pelo deslocamento da população da zona rural para a zona urbana. No Brasil o êxodo rural se desenvolve aproximadamente a partir de meados do século XX, devido ao processo de industrialização e, a partir de 1970, a urbanização no Brasil se intensificou, levando mais de 50% da população a viver em cidades.

Exercício 6:
(D)
(A)
(C)
(B)

Exercício 7:
a) Nínive
b) Atenas
c) Veneza
d) Londres

Exercício 8:
O aluno deve demonstrar que compreendeu os problemas gerados pelo processo de urbanização acelerado, causados pelo rápido crescimento das cidades sem o acompanhamento de políticas públicas que permitam receber todas as pessoas provenientes de outros locais, entre eles, do campo.

Exercício 9:
O aluno pode citar a falta de moradia, falta de saneamento básico, transporte público deficitário, falta de hospitais suficientes para atender a crescente população, moradias construídas em locais impróprios, entre outros exemplos que ficam a critério do aluno.






Quer outras provas de Geografia?
Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Comentários

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!