Postagem em destaque

Prova de História - 9º ano - 3º Bimestre - 2014 - com gabarito.

Prova de História - 9º ano - 3º bimestre - 2014

Prova de História. 

9º ano - 3º bimestre. 


Prova para download e gabarito. 
Colégio Construindo o Saber


Clique aqui para fazer o download da prova no Mega.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens'? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de História? Utilize o menu no início desta página, os botões ao lado ou clique aqui.




Gabarito:

Exercício 1:
O aluno deve destacar o papel econômico e financeiro do Plano Marshall que buscou investir e recuperar o capitalismo europeu após a Segunda Guerra Mundial. Juntamente com a Doutrina Trumman, buscavam deter a expansão dos domínios soviéticos.

Exercício 2a:
Foi um conflito ideológico entre capitalistas e socialistas durante a segunda metade do século XX, opondo respectivamente EUA e URSS. Essa situação de oposição colocou o mundo pós Segunda Guerra Mundial em constante temor de um novo conflito armado. A disputa entre as duas grandes potências se refletia na tecnologia, na corrida espacial, na corrida armamentista e na busca por aumentar suas áreas de influência.

Professorjunioronline.com FeedBurner
Exercício 2b:
Capitalismo.

Exercício 3:
Alternativa C

Exercício 4:
Alternativa B

Exercício 5:
Alternativa B

Exercício 6:
O aluno deve destacar a opção por meios pacíficos de luta contra o colonialismo inglês, tendo como maior destaque a liderança de Gandhi nesse movimento. O aluno pode destacar ainda a opção indiana pela manutenção do capitalismo, porém com boas relações com a URSS. Podem ser citados os exemplos de desobediência civil praticados contra a metrópole.

Exercício 7:
Alternativa C

Professorjunioronline.com no e-mail
Exercício 8:
Sem a necessidade de entrar em detalhes, o aluno pode citar a situação chinesa após a Segunda Guerra Mundial, marcada por uma guerra civil que opôs o Partido Comunista Chinês, com apoio da URSS e o Partido Nacionalista, com apoio dos EUA. Em 1949, liderados por Mao Tsé-Tung os comunistas vencem os nacionalistas. É importante citar também a criação da República Popular da China e as perseguições às oposições, que culminaram na fuga dos nacionalistas, juntamente com Chang Kai-Shek para a ilha de Formosa (Taiwan), fundando a China Nacionalista com o apoio dos EUA.

Exercício 9:
Alternativa E

Exercício 10:
O aluno deve citar a divisão da região da Palestina criada pela ONU, criando um Estado árabe-palestino e outro judeu-israelense e os problemas que foram acarretadas por essa divisão, como os protestos palestinos que consideravam a divisão injusta por não respeitar a proporção das populações na região, a primeira guerra Árabe-Israelense de 1948-49 e as ocupações territoriais por parte de Israel, que tinha o apoio dos EUA.

Exercício 11:
Alternativa A

Exercício 12:
O aluno deve citar as ocupações holandesas e inglesas na África do Sul no final do século XIX que culminaram em conflitos armados conhecidos como as Guerras dos Bôeres, destacando ainda que a vitória inglesa leva a uma segregação da população negra que, em busca igualdade, funda o Congresso Nacional Africano. A institucionalização do Apartheid em 1948 foi uma reação a esse processo.


Quer outras provas de História? 
Utilize o menu no início desta página, os botões ao lado ou clique aqui.




Comentários