Postagem em destaque

Prova de Geografia - 9º ano - 4º Bimestre - 2014 - com gabarito.

Prova de História - 9º ano - 4º bimestre - 2014

Prova de Geografia. 

9º ano - 4º bimestre. 


Colégio Construindo o Saber. 


Clique aqui para fazer o download da prova no Mega.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens'? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de Geografia? Utilize o menu no início desta página, os botões ao lado ou clique aqui.

Os vídeos abaixo também podem ajudá-lo com o conteúdo sobre a Guerra Fria e o fim da URSS:





Gabarito:

Exercício 1:
Alternativa C

Exercício 2:
(3)
(4)
(2)
(5)
(1)

Exercício 3:
Alternativa B

Exercício 4:
Alternativa A

Exercício 5:
Resposta livre do aluno, desde que demonstre compreender que o muro de Berlim simbolizava a separação entre Oriente e Ocidente e sua derrubada chegava a ser, mesmo diante de um enfraquecimento do regime socialista, uma ação que rompia com a política que dividiu o mundo por meio século.

Professorjunioronline.com FeedBurner


Exercício 6:

"Reunificação alemã (1990), a desintegração da URSS (1991) e o surgimento da CEI (Comunidade dos Estados Independentes)"; "divisão da Tchecoslováquia (1993) e a explosão do separatismo nos Bálcãs com o esfacelamento da Iugoslávia a partir de 1991".

Exercício 7:
Segundo o texto (que é de 2009), houve um avanço da União Europeia, um enfraquecimento da Rússia, o aparecimento dos EUA como única potência e uma desestabilização, ainda segundo o texto,  no equilíbrio mantido pelas duas potências que dividiram por décadas o domínio mundial entre si.

Professorjunioronline.com no e-mail

Exercício 8:
Segundo o texto, a ordem era mantida porque "as potências controlavam suas respectivas áreas de influência".

Exercício 9:
Em poucas palavras o aluno deve comentar o que foi debatido em sala. Como por exemplo a transparência política proposta pela Glasnost, que promoveu maior liberdade de expressão, reduziu gastos públicos, abriu caminho para o pluripartidarismo, iniciou acordos de desarmamento e de paz com o Ocidente. Já a Perestroika trouxe reestruturação econômica, com a introdução de mecanismos de mercado, cortes de subsídios estatais, liberdade para empresas e abertura para o capital estrangeiro.

Exercício 10:
Com suas próprias palavras, não se preocupando em 'decorar' conteúdos, o aluno deve explicar, de forma correta, como se deu o processo de transição que levou ao fim da URSS por meio dos processos de independências que ocorreram no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, destacando processos políticos e econômicos, além conflitos ideológicos e armados, até chegarmos à constituição da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Quer outras provas de Geografia?
Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.




Comentários