Postagem em destaque

Dia do Desafio 2015 Missão Cumprida!

Dia do Desafio

Passeio ciclístico pela cidade. 

#DiadoDesafio


Colégio Construindo o Saber


Nosso passeio ciclístico teve um percurso de aproximadamente 6,5 km e foi um sucesso.





Confira no mapa o trajeto que fizemos...
#DiadoDesafio Clique na imagem para ampliá-la.
Na verdade, depois de perceberem aquela linha reta no mapa, alguns alunos perguntaram se voltamos de avião do lago para o Colégio. Outros ainda perguntaram se eu não aguentei e foi preciso me resgatarem de helicóptero. Nada disso! Simplesmente acabou a bateria do celular quando chegamos ao lago e só conectei novamente quando finalizamos o passeio, no Colégio. Por isso não aparece a volta que demos no lago, nossa parada na praça e o retorno ao Colégio.
Agradecimentos especiais a todos os alunos, que são nota 100000000000 e não deram trabalho algum (como sempre!). Agradecimentos também aos que acompanharam o passeio todo: diretora Jacqueline. coordenadora Vilma, professores Ivan, Bruna, Neto e Priscila. Muito obrigado a todos!
Como já havíamos combinado, nossa atividade do Dia do Desafio seria realizado juntamente com as disciplinas de História e Geografia e também com a Gincana do Colégio Construindo o Saber.

O passeio e os trabalhos foram organizados por equipes (as mesmas da Gincana, ou seja, Amarela, Azul, Verde e Vermelha). Os alunos deveriam chegar pontualmente ao Colégio, de bicicleta, uniformizados e com autorização assinada para o passeio. Prova cumprida para todas as equipes (1000 pontos para a Gincana, 5 pontos para História, 5 pontos para Geografia).

Mas, como vocês já sabiam, os trabalhos se estendem para os dias seguintes ao Dia do Desafio. As atividades agora são as seguintes:

  • História
    • Utilizar qualquer aplicativo ou programa para fazer uma montagem com as fotos antigas e as que foram tiradas no passeio, do tipo "passado/presente";
    • Fazer um relato em almaço, das mudanças e permanências percebidas na comparação entre a foto antiga e o mesmo local hoje (somente um almaço por equipe);
    • Descobrir quem são as pessoas que dão nome a algumas das ruas e à praça que passamos e postar o comentário aqui no blog:
      • Praça João XXIII
      • Rua Domingos Gonçalves de Paula Filho
      • Rua Padre Jonas Vaz Santos
      • Rua Luiz Deliberador
      • Rua Senador Souza Naves
      • Rua Pio XII
      • Rua Doutor Vacyr Gonçalves Pereira
  • Geografia
    • Fazer, em cartolina, um mapa com o trajeto que realizamos no Dia do Desafio (você pode usar o mapa do Google ou, se instalou o aplicativo Runtastic, pode acessar o trajeto na página do aplicativo);
    • Utilizando os conceitos de orientação e localização espacial, indicar qual a posição, em relação ao Colégio, dos principais pontos de referência que passamos: Posto Seara, Prefeitura Municipal, Praça João XXIII, Lago Tabocó);
    • Indicar qual foi a distância percorrida, tendo como base o aplicativo que instalamos no celular;
    • Indicar, também com base no aplicativo, qual é a altitude em cada um dos pontos de referência citados acima.
Lembrando que essas atividades não são individuais! Todo o trabalho deverá ser feito em equipe! Por isso mesmo, as orientações adicionais serão passadas durante nossas aulas de amanhã.


Espero que tenham gostado de participar do Dia do Desafio e continuem gostando dos trabalhos que faremos.
Você pode conferir se nossa cidade venceu o Dia do Desafio contra Atescatempa (Guatemala), clicando aqui.

Não deixe também de comentar aqui no blog o que você achou do nosso Passeio Ciclístico.

Abraço e até mais!




Trabalho de História
Trabalho de Geografia

Comentários

  1. Rua:Pio XII
    Pio XII foi um Papa.
    Ele foi o 260 soberano da Igreja Católica,nasceu em Roma no dia 02 de março de 1876.Era de neto de Marcantonio Pacelli.
    O Papa entrou na universidade Gregoriana de Teologia e tabém fez um ano de filosofia.
    Seus trabalhos aconteceu na igreja Santa Maria Vallicela,onde ia em um grupo de jovens e sua ordenação como Sacertode começou no dia 02 de abril de 1899.
    Com o falecimento do Papa Pio XI,teve início ao conclave para escolher o papa.E no dia de seu aniversário 02 de março de 1939 assumiu o cargo e adotado o nome Pio XII,ele se elegeu na igreja em um momento difícil para a humaninade em uma''guerra'' entre os paises europeus mais,no mesmo ano começou a Segunda Guerra Mundial ele-a superou com um esforço notório pela paz
    Infelismente o Papa Pio XII faleceu no dia 09 de outubro de 1958!
    Seu sucessor foi o Papa João XXIII,eleito no dia 12 de outubro!
    Sara Vernillo Equipe:Verde

    ResponderExcluir
  2. Davi Aoki 6ano- equipe amarela
    Senador Souza Naves: Abilon de Souza Naves(01/10/1905-12/12/1959)foi um político brasileiro.
    Filho de José Naves de Cunha e Delminda de Souza Naves, faleceu com 64 anos,durante um jantar que era oferecido em sua homenagem por amigos e correligionários , na Sociedade Morgenau. Era casado com Antonia Colombino.
    Embora fosse mineiro de origem, fez carreira política no Paraná, onde se elegeu senador em 3 de outubro de 1958, sendo o primeiro senador eleito pelo PTB no Paraná, político de grande habilidade, estaria virtualmente eleito governador nas eleições que se realizariam em 1960.
    Homem de origens modestas , ocupou os cargos de secretário do trabalho e assistência social, no governo de Bento Munhoz da Rocha; presidente da Caixa Econômica Federal; presidente do instituto de previdência e assistência de servidores do Estado(IPASE), na última gestão de Getúlio Vargas; e diretor da carteira de crédito agrícola e industrial do Banco do Brasil(CREAL), nomeado por Juscelino Kubitschek.

    ResponderExcluir
  3. Davi Aoki 6ano-equipe amarela.
    Pio XII: Papa Pio XII (02/03/1876-09/10/1958) foi eleito papa no dia 2 de março de 1939 até a data de sua morte. Foi o primeiro papa romano desde 1724.
    Foi o único papa do século XX a exercer o Magistério Extraordinário da Infantabilidade Papal-invocado por Pio IX-Quando definiu o dogma da assunção de Maria em 1950 na sua encíclica munificentissimus Deus. A sua ação durante a segunda guerra mundial tem sido alvo de debate e polemica devido a sua posição papal de imparcialidade, com reação ao conflito. Ao todo criou 57 cardeais em dois consistórios

    ResponderExcluir
  4. Praça João XXIII:Em 1923 chegou uma comitiva enviada pelo concessionário das terras,Coronel Leopoldo de Paula Vieira proprietário da Companhia Colonizadora do Tibagy,para iniciar a demarcação dos lotes.Destacam-se os agrimensores MANOEL RABELO LOUREIRO DOS SANTOS e LUDOVICO SURJUS.Veio também o agenciador de terras LUIZ DELIBERADOR,que ateou fogo no mato derrubado e foi feito o alinhamento da primeira praça da cidade,que atualmente chama-se Praça João XXIII,a mais ou menos duzentos metros da margem esquerda da água da Taboca.
    Francielly-Equipe verde

    ResponderExcluir
  5. Praça João XXlll :
    Em 1923 chegou uma comitiva enviada pelo concessionário das terras, o Coronel Leopoldo de Paula Vieira proprietário da companhia colonizadora do Tibagy LTDA , para iniciar a dermacação dos lotes . Destacaram -se os agrimensores Manoel Rabello Loureiro dos Santos e Ludovico Surjus . Veio também o agenciador das terras Luiz Deliberador, que colocou fogo no mato derrubado e foi feito o alinhamento da primeira praça da cidade, que agora se chama João XXlll , a mais ou menos duzentos metros da margem esquerda da água da Taboca .


    Rua Luiz Deliberador:
    Luiz Deliberador foi um agenciador das terras e foi ele que colocou fogo no mato derrubado e assim fez o alinhamento da praça João XXlll


    Padre Jonas Vaz Santos foi um dos prefeitos de Sertanópolis entre os anos 1934 ao ano 1935

    Beatriz 6 °ano - Equipe amarela

    ResponderExcluir
  6. junior è o Gabriel Reis Franco 6ano equipe vermelha vou falar sobre o doutor Vacyr Gonçalves Pereira nao achei muita coisa . O doutor Vacyr Gonçalves Pereira foi muito importante para sertanopolis ele foi um pioneiro de sertanopolis , ele ajudou a afunda o hospital sao lucas daqui de sertanopolis ele foi uns do mais importantes medicos que sertanopolis ja teve todos gostava dele por isso ele era tao famoso ,ele alem de ser muito imporate para o hospital ele era muito importante para sertanopolis, quando ele morreu colocaram nome dele para uma rua de sertanopolis como homenagem .Quem da nome para as rua sao os vereadores e o prefeito na camara municipal .

    ResponderExcluir
  7. Maria Eduarda Menossi Baldon- 6ºano-Equipe Verde.
    Ruas:Luiz Deliberador e Senador Sousa Naves.
    Rua Luiz Deliberador : Luiz foi um dos primeiros a chegar aqui em Sertanópolis,filho dos imigrantes italianos(Francesco Giuseppe Nicola Liberatore) e (Maria Bosco),na verdade foi ele que também ajudou a"construir"a cidade.Um tempo depois seu irmão (Garibaldi Deliberador) se tornou prefeito de Sertanópolis !!!
    Senador Sousa Naves:Seu nome é Abilon Sousa Naves,mas conhecido como Senador Sousa Naves.Bom Abilon era um senador,filho de José Naves Da Cunha e Delminda De Sousa Naves.Embora fosse mineiro,fez carreira política no Paraná,onde se elegeu senador em 3 de outubro de 1958,eleito pelo PTB.Ocupou os cargos de secretário do Trabalho e Assistência Social no governo de Beto Munhoz Da Rocha,Presidente da Caixa Econômica,presidente do instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPASE),na última gestão de Getúlio Vargas,e diretor da Carteira de Crédito Agrícola e Industrial do Banco do Brasil (CREAI),nomeado por Juscelino Kubischek.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei interessante você ter esses dados, principalmente do nome inteiro do meu bisavô Francesco Giuseppe Nicola Liberatore e minha bisavó Maria Bosco, porém o nome dela completo é Maria Nicola Bosco. Parabéns, sua informação está correta.

      Excluir
  8. Rua Domingos Gonçalves de Paula filho:

    Domingos Gonçalves de Paula filho foi vereador por mais de uma gestão e prefeito no ano de 1955 a 1959 e foi por isso que um vereador apresentou o projeto e mudou o nome da rua porque ela foi uma homenagem a ele mais antes a rua tinha nome de estado

    Gabriel 6° ano - Equipe amarela

    ResponderExcluir
  9. rua senador souza naves : foi marcado por ser um politico correto.Seu nome era Albion souza naves ele seria governador do parana em 1960,mas infelizmente faleceu aos seus 54 anos e Ney braga assumiu em seu lugar,ele auxiliou quadros a ser deputado.
    A boa relação com agricultores ,cafeicultores fez com que a populariedade de souza naves aumentasse ,ele ajudou-os com o (creai) que era uma espécie de ```bolsa``,que ajudou os agricultores a recuperar lavouras que tinham sido alvo de 2 geadas seguidas no estado do parana,concedeu financiamentos para construções de moinhos .
    Além disso Souza Naves deixou um legado marcante:Politico que é bomde verdade não enriquece com dinheiro do povo
    Trabalho equipe vermelha :vinicius 7 ano

    ResponderExcluir
  10. trabalho muito 10 como todos os outros de ``hisgrafia`` ,apesar de andarmos de bike aprendemos varias coisas com o prof junior ele nos ensinou altitudes,km,relações entre periodos e muitasoutras coisas
    abraço vinicius 7 ano

    ResponderExcluir
  11. EQUIPE VERMELHA
    LUIZ DELIBERADOR
    Luiz deliberador foi o primeiro prefeito de Sertanópolis,sendo este através de nomeação do Distrito Judiciário, pelo Decreto Lei Nº2448, do Juiz de Direito da Comarca de Tibagi, Dr. Jorge Serpa Ferraz, no dia 25 de setembro de 1928, ficando como prefeito apenas um ano, pois no ano seguinte realizou-se as eleições.
    NOME:EDUARDA MEASSI BAVATI

    ResponderExcluir
  12. Pio XII: Foi um papa foi o 260•soberano da igreja Católica Eugênio Maria Giuseppe Pacelli.O papa Pio XII nasceu na Roma no dia 2 de março de 1876 proveniente de uma família da nobreza italiana,chegou a cursar um ano de filosofia na Universidade La Sapienza e mais tarde passou a estudar na pontifica Universidade Lataranense e obteve licença em teologia,direito civil e direito Canônico.O seu papado foi no dia 2 de março.o papa Pio XII faleceu no dia 9 de outubro de 1958.Seu corpo foi embalsamado de maneira equivocada,que ficou notário durante seu velório. Equipe:Vermelha

    ResponderExcluir
  13. Pio XII: Foi um papa foi o 260•soberano da igreja Católica Eugênio Maria Giuseppe Pacelli.O papa Pio XII nasceu na Roma no dia 2 de março de 1876 proveniente de uma família da nobreza italiana,chegou a cursar um ano de filosofia na Universidade La Sapienza e mais tarde passou a estudar na pontifica Universidade Lataranense e obteve licença em teologia,direito civil e direito Canônico.O seu papado foi no dia 2 de março.o papa Pio XII faleceu no dia 9 de outubro de 1958.Seu corpo foi embalsamado de maneira equivocada,que ficou notário durante seu velório. Equipe:Vermelha

    ResponderExcluir
  14. EQUIPE VERMELHA PE.JONAS VAZ SANTO EM 17 JULHO DE 1934 ,POR OS MOTIVOSB DE SAUDE ,DEIXA O CARGO DE VIGARIO.COMO PREFEITO ELE FICOU APENAS UM ANO.POIS TEVE NOVAS ELEIÇOES EM 1935 .A POPULAÇAO TEM A MUITO AGRADESER AO PRESTIMOSO PADRE JONAS PELO O SEU NOTAVEL SENSO ADIMISTRATIVO E DE ORGANISAÇAO QUE DEIXO O MUNICIPIO EM BOA [OTIMA]CONDIÇOES POLITICAS-ECONOMICAS.E ELE SE RETORNOA A SUA TERRA NATAL EM 30 DE SETEMBRO DE 1940

    ResponderExcluir
  15. Rua Padre Jonas Vaz Santos : Uma homenagem ao primeiro padre de Sertanópolis, e também foi um prefeito de Sertanópolis de 1934 a 1935.

    ResponderExcluir
  16. Rua Doutor Varcy Gonçalves Pereira : Em homenagem pós-morte ao Doutor Vacyr Gonçalves Pereira, uma pessoa que na época que vivia era conhecido por todos, além de ser quase uns dos únicos médicos daqui antigamente, e ajudou na fundação do hospital São Lucas
    Equipe : Amarela

    ResponderExcluir
  17. Equipe Vermelha,Rua João XXIII

    Nasceu no dia 25 de novembro de 1951
    Foi um sacerdote Católico
    Salvou judeus na Segunda Guerra Mundial
    Foi nomeado Papa 1988
    Mariah, 7° ano

    ResponderExcluir
  18. Foi em 1923 que, chegou a cidade de Sertanópolis, a comitiva que faria a primeira demarcação dos lotes. Juntos destes, veio Luiz Deliberador, que teve de singela homenagem, seu nome colocado em uma rua. Este, iniciando a colonização na ´´Cidade Sertão´´, ateou fogo na mata já derrubada, e começou a demarcar a primeira praça de Sertanópolis, a duzentos metros acima da margem esquerda da Taboca, que posteriormente, se transformaria em mais uma área de lazer da cidade. A praça faz homenagem ao Papa João XXIII, na sequência do Papa Pio XII, foi eleito no conclave de 1958. Pela sua idade avançada, era considerado um Papa de transição. Foi Papa de 28 de outubro de 1958 até à data da sua morte.
    EQUIPE VERMELHA. Tiago Morilha

    ResponderExcluir
  19. Corrigindo Junior...Ele nasceu em 25 de novembro de 1881 e foi nomeado Papa em 28 de outubro de 1958...
    Desculpas,Mariah 7° ano, Equipe Vermelha

    ResponderExcluir
  20. Pesquisa sobre Dr. Vacyr Gonçalves Pereira. Atuou da medicina como hábil cirurgião e tamne radiologista. trabalhou no Hospital Sao Lucas com o Dr. Joao Dias Ayres. Membro de uma tradicional família de Curitiba com membros em Ponta Grossa. Foi homenageado com a nominação da avenida principal da cidade. Outra curiosidade é que em 17/08/1946 com a fundação do Aeero Clube da cidade. Dr Vacyr era respnsavel em realizar exames de oftalmologia nos pilotos.
    EQUIPE VERDE - JOAO GUSTAV ROCHA SILVA 6 ANO

    ResponderExcluir
  21. Praça João XXII : Homenagem ao papa João XXIII, foi papa de 1958 ate sua morte, nascido em 1881, conhecido também como ''Papa bom'' ou "Papa da bondade" graças a sua grande bondade

    ResponderExcluir
  22. Jr. esqueci de me marca como Equipe Amarela no ultimo comentário que eu mandei, sobre a Praça João XXIII.

    ResponderExcluir
  23. Equipe Verde: João Pedro Pazinato de Souza
    Doutor Vacyr Gonçalves Pereira Filho foi um médico que se estabeleceu-se na cidade de Sertanópolis entre a década de 50 e 60 ele era um clínico geral mas realizava cirurgias também, e ele era muito querido pela população.Ele morreu de infarto fulminante.
    A Câmera Municipal de Sertanópolis nomeou uma das ruas cujo foi parte do trajeto que percorremos durante o Dia Do Desafio que foi o dia 27/04/2015.

    ResponderExcluir
  24. Equipe Verde: João Pedro Pazinato de Souza.
    Padre Jonas Vaz Santos 1° padre de nosso município, ele foi nomeado prefeito de Sertanópolis por seus esforços em tornar a nossa cidade em município, porque na época havia sido criada uma lei estadual que suspendia os municípios que não obtivessem renda superior a 60 contos de réis e graças a ele e seus companheiros a cidade conseguiu esse requisito.
    A Câmera Municipal de Sertanópolis fez homenagem a ele nomeando uma das ruas cuja foi parte de nosso trajeto no Dia Do Desafio.

    ResponderExcluir
  25. Equipe Verde João Pedro Pazinato de Souza.
    Papa João XXIII, ele começou seu papado no ano de 1958, e o mesmo encerrou no ano que faleceu.Ele foi um papa considerado pela população bom, isso por sua bondade com o próximo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!