Postagem em destaque

Prova de História com gabarito - 8º ano - 2º bimestre/2015.

Prova de História - 8º ano - 2º bimestre

Prova de História com gabarito. 

8º ano - 2º bimestre/2015. 


Colégio Construindo o Saber



:::::Clique aqui para baixar a prova:::::



Exercício 1:
a) Trecho I
b) Trecho III
c) Trecho IV
d) Trecho V


Exercício 2:
(2)
(3)
(1)

Exercício 3:
Ambos desejavam a manutenção da monarquia, não questionavam a exploração da mão de obra escrava, insistiam no sistema de produção voltado à exportação, com base em estruturas fundiárias.

Exercício 4:

  1. D. Pedro e sua comitiva provavelmente montavam mulas e não cavalos; além disso provavelmente também não estivesse com trajes de gala.
  2. A comitiva de D. Pedro não era assim tão numerosa.
  3. A casa retratada não existia à época da escravidão do Brasil.
  4. O riacho Ipiranga deveria passar atrás de quem observa o painel, mas foi 'colocado' ali por Pedro Américo para compor a alegoria, ficando entre o expectador e a cena.


Exercício 5:
Enquanto os outros países da América proclamaram uma República após o processo de independência, o Brasil adotou uma monarquia.

Exercício 6:
Alternativa C.

Exercício 7:
(V)
(V)
(F)
(F)
(F)
(V)
(F)
(V)

Exercício 8:
O aluno deve citar a morte de D. João VI em Portugal e a questão sucessória envolvendo D. Pedro I, D. Maria II e D. Miguel, destacando os rumos tomados na luta entre os dois irmãos. No Brasil, o aluno deve destacar as características políticas e econômicas que levaram à abdicação de D. Pedro I em nome de seu filho e as consequências desse ato.

Exercício 9:
Alternativa B. (gabarito corrigido e atualizado)

Exercício 10:
7 de setembro de 1822, aproximadamente às 16h30. Para saber mais sobre o horário da nossa Independência, clique aqui para conhecer o relato do Barão de Pindamonhangaba, testemunha ocular do ocorrido às margens do Ipiranga.





Comentários