Postagem em destaque

Conheça o Nicolau!

Nicolau - www.professorjunioronline.com

Nicolau - Suplemento de Cultura

60 números completos para download gratuito


Conheça o suplemento que movimentou a cena cultural paranaense publicando textos de Dalton Trevisan, Paulo Leminsk, Ferreira Gullar, entre outros.



Fugindo do eixo cultural Rio-São Paulo, o suplemento cultural 'Nicolau' foi publicado no final do século passado, entre 1987 e 1996. E agora você pode adquiri-lo ou baixá-lo, aumentando as edições da sua biblioteca virtual particular.



Foram 60 edições que mexeram com a cena cultural paranaense e nacional ao reunir nomes como Ademir Assunção, Alberto Puppi, Alice Ruiz, Arnaldo Antunes, Bráulio Tavares, Caio Fernando Abreu, Dalton Trevisan, Domingos Pellegrini, Ferreira Gullar, Haroldo de Campos, Jamil Snege, João Cabral de Melo Neto, João Silvério Trevisan, José Paulo Paes, Manoel Carlos Karam, Manoel de Barros, Marcos Losnak, Milton Hatoum, Paulo Leminski, Roberto Prado, Rubem Braga, Sérgio Rubens Sossélla, Sérgio Sant'Anna, Sylvio Back, Thadeu Wojciechowski, Valêncio Xavier, entre outros. Trazendo ainda o que havia de melhor em entrevistas, reportagens, ensaios, conteúdo literário e as mais diversificadas formas de expressão artística com um pluriculturalismo pouco visto.

Para alegria dos órfãos do Nicolau, a Biblioteca Pública do Paraná lançou uma edição fac-similar com todos os números publicados. E o que é melhor... baratinho, R$ 50,00! É claro que eu já comprei a minha, se você tiver sorte talvez (pois foram lançados poucos exemplares) ainda consiga comprar a sua. É só entrar em contato com a Biblioteca Pública do Paraná pelo telefone (41) 3221-4917 ou pelo e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br.
Mas, se você deu azar e não conseguiu adquirir os seus exemplares, nem tudo está perdido. A Biblioteca Pública do Paraná também disponibilizou todas as edições do Nicolau para download. Também é claro que eu já baixei tudo para mim, então, se por algum motivo você não conseguir fazer o download no site da Biblioteca Pública do Paraná clicando aqui, poderá baixar pelo Dropbox clicando aqui, estão todos os número lá, esperando para serem baixados.






Comentários

  1. Nossa, lembrei da minha adolescência.
    O Nicolau abriu meus olhos para a publicação da época, mostrou o que havia de melhor não só no cenário paranaense, mas também nacional.
    Saudade de uma publicação de qualidade como essa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!