Prova de História - 2º ano - Ensino Médio- 1º Bimestre - 2016

17:00 Junior Lopes 0 Comentários

Prova de HIstória - 2º ano - 1º bimestre - Ensino Médio | www.professorjunioronline.com

Prova de História

Ensino Médio - 2º ano - 1º bimestre/2016



Colégio Construindo o Saber


Primeira prova de História de 2016 para os alunos do 2º ano/Ensino Médio.
Conteúdo: A Era Napoleônica; Período Joanino.



Prova aplicada no dia 18 de março de 2016.
Clique aqui para baixar a prova para o seu computador.

Você também pode clicar aqui para acessar outras provas de História
ou aqui para ver todos os conteúdos do 2º ano.

Segue abaixo o gabarito.

Exercício 1
Alternativa C




Exercício 2
Alternativa C

Exercício 3
Alternativa A

Exercício 4
Alternativa E

Exercício 5
O enunciado do exercício faz referência ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte em 1806 com o objetivo de enfraquecer economicamente a Inglaterra. Espera-se que o aluno associe tal evento à transferência da corte portuguesa para o Brasil e a consequente abertura dos portos que levou ao fim do pacto colonial, possibilitando uma abertura rumo à independência política que ocorreria somente em 1822.

Exercício 6
Alternativa C

Exercício 7
Alternativa A

Exercício 8
Alternativa A

Exercício 9
Alternativa B

Exercício 10
Soma: 28 (04+08+16)

Exercício 11a
Com o estabelecimento da Corte Portuguesa no Brasil a partir de 1808, tornou-se necessária a criação de órgãos político-administrativos, como ministérios, o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a imprensa oficial, entre outros. Tal processo promoveu, efetivamente, a centralização administrativa no Brasil.

Exercício 11b
Descontentes com a situação em que se encontrava o Nordeste, especificamente Pernambuco, em decorrência do declínio da economia açucareira, aliada à presença maciça de portugueses, na liderança do governo e na administração pública, e à criação de novos impostos por Dom João VI em favor dos "portugueses da nova Lisboa", setores liberais mais radicais de Recife iniciaram a chamada Revolução Pernambucana de 1817, estabelecendo uma república federativa. Os revoltosos chegaram ao poder e ganharam o apoio de outras províncias (Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará), mas o movimento foi duramente reprimido, apesar de alguns de seus líderes não terem sido executados, graças a um ato de clemência de D. João VI.




Prova de História para o 6º ano

0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior