Postagem em destaque

Prova de Geografia - 7º ano - 1º bimestre/2016

Prova de Geografia - 7º ano - 1º bimestre - 2016 - www.professorjunioronline.com

Prova de Geografia - 7º ano 

1º Bimestre - 2016 



Colégio Construindo o Saber

Prova de Geografia aplicada no dia 01/04/2016.
Conteúdos: O espaço geográfico urbano e rural brasileiro; A industrialização brasileira.

Clique aqui para fazer o download da prova. O gabarito está logo abaixo.


Exercício 1a:
O gráfico mostra o crescimento da população urbana e a diminuição da população rural. Um avanço da urbanização a partir da década de 1970,

Exercício 1b:
Com a urbanização, houve diminuição da taxa de fecundidade e do crescimento vegetativo; aumento da expectativa de vida; diminuição da população ativa empregada no setor primário e aumento dos setores secundário e terciário, entre outros.


Exercício 2:
Novas técnicas foram introduzidas na agropecuária, aumentando a produtividade; a mecanização da agricultura diminuiu a necessidade de mão-de-obra no campo, o que provocou o êxodo rural.

-------------------------------

-------------------------------


Exercício 3:
O crescimento populacional urbano está ligado ainda ao êxodo rural em algumas áreas, além da melhora na qualidade de vida da população quando comparado com, por exemplo, um século atrás. Além disso, são ainda causadores desse crescimento, problemas ambientais, concentração das propriedades rurais, intenso crescimento demográfico etc. Como conseqüência, as cidades abrigam essas pessoas, mas as indústrias, que são as grandes geradoras de empregos, não conseguem absorver todos esses migrantes, multiplicando a legião de desempregados.

Exercício 4:
Não. A cidade necessita dos produtos (alimentos e matérias-primas) produzidos no campo e, por sua vez, o campo necessita de produtos e serviços da cidade (comércio, bancos, produtos industriais), gerando uma interdependência entre os dois espaços geográficos.

Exercício 5:
(S)
(S)
(C)
(C)
(C)
(S)
(C)

Exercício 6:
(F)
(V)
(F)
(V)
(F)

Exercício 7a:
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo.

Exercício 7b:
A partir da produção aurífera no século XVIII, o Sudeste passou a atrair grande número de pessoas que vinham do próprio país e até do exterior. A concentração de riquezas na região permitiu o investimento em diversas áreas, principalmente a indústria nos séculos seguintes. Atualmente na região há densa rede de transportes, energia, mão de obra, capitais e mercado consumidor.
Exercício 7c:
Automobilística, petroquímica, têxtil, alimentícia, siderúrgica, metalúrgica etc.
Exercício 8:
(V)
(F)
(V)
(V)
(F)
(V)
(F)





Comentários