Postagem em destaque

Prova de História com gabarito - 1º ano - Ensino Médio - 1º bimestre/2017

Prova de História - 1º ano - 1º bimestre/2017 www.professorjunioronline.com

Prova de História com gabarito

1º Ano - Ensino Médio

1º Bimestre/2017



Transcrição da prova logo abaixo. Links para download e gabarito das objetivas, logo após a transcrição.

1. “A Pré-História costuma ser definida como o campo de estudos do percurso humano, desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita no Egito e na Mesopotâmia, entre 4000 e 3000 a.C. Essa concepção, elaborada no século XIX, não pode ser aceita sem ressalvas, pois, como a escrita não surgiu em todos os lugares ao mesmo tempo, essa divisão acaba sendo muito rígida. Mas um dos problemas considerados mais graves por diversos pré-historiadores é o fato de essa visão considerar a escrita como marco para o início da História. (Apostila de História Ensino Médio. Competências. Sistema Maxi de Ensino. Vol. 1)
Tendo como base o texto acima e nossas aulas durante o 1º bimestre, explique como o termo Pré-História pode ser criticado do ponto de vista etnocêntrico. Cite ainda um termo que possa identificar tal período de forma mais correta. (1,0)

2. (UFU-adaptada) "Todo sistema cultural tem a sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro." (LARAIA, Roque. Cultura, um conceito antropológico. 8 ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993)
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta: (0,4)
a) As sociedades tribais são tão eficientes para produzir cultura quanto qualquer outra, mesmo quando não possuem certos recursos culturais presentes em outras culturas.
b) As sociedades selvagens são capazes de produzir cultura, mas estão mal adaptadas ao meio ambiente e, por isso, algumas nem sequer possuem o Estado.
c) As chamadas sociedades indígenas são dotadas de recursos materiais e simbólicos eficientes para produzir cultura como qualquer outra, faltando-lhes apenas urna linguagem própria.
d) As chamadas sociedades primitivas conseguiram produzir cultura plenamente, ao longo do processo evolutivo, quando instituíram o Estado e as instituições escolares.
e) Analisando diferentes sociedades dominadas pelos europeus nos séculos XIX e XX, fica clara a superioridade cultural de um povo sobre outro quando comparados com aqueles mais desenvolvidos.

3. (UFPB) As relações entre as explicações míticas e as científicas encontram, na origem da espécie humana, um dos pontos fundamentais e controvertidos.
Sobre tais explicações, leia as afirmativas.
I. O livro do Gênesis estabelece, sobretudo para as tradições religiosas judaico-cristãs, o mito do Éden, no qual viviam Adão, criado por Deus e feito à sua semelhança, e Eva, criada também por Ele a partir de uma costela de Adão. Desse casal, descenderiam todos os homens. Os partidários dessa explicação são chamados de CRIACIONISTAS.
II. O livro "A Origem das Espécies", de autoria do naturalista inglês do século XIX, Charles Darwin, estabelece, nas tradições modernas, a consolidação de uma explicação científica sobre o aparecimento da vida e o surgimento do 'homo sapiens', que seria resultado das mutações genéticas adaptativas de símios. Essa explicação ficou conhecida como EVOLUCIONISTA.
III. O conhecimento histórico, baseado nas concepções científicas, demarca o aparecimento da espécie humana no período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, ao que se segue o período Neolítico ou Idade da Pedra Polida e depois o período da Idade dos Metais, que, reunidos, compõem a chamada "PRÉ-HISTÓRIA".
Está(ão) correta(s): (0,4)
a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) I, II e III e) apenas II e III

4. (FGV) Sobre a Revolução Urbana, pode-se afirmar que: (0,4)
a) ocorreu no final do Paleolítico, graças à utilização de pedra polida pelo homem.
b) ocorreu no final do Neolítico, quando se ampliou a agricultura irrigada.
c) começou quando os homens derrotaram o poder dos sacerdotes e inauguraram as cidades-Estados.
d) representou a intensificação do nomadismo.
e) está ligada ao aparecimento da magia.

5. (Fuvest) Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que: (0,4)
a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
b) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta para a América.
c) como tantas outras invenções teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
d) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.
e) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).

6. (Enem) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denúncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de: (0,4)
a) 365 anos. b) 460 anos. c) 10.000 anos. d) 900 anos. e) 460.000 anos.

7. Defina as sociedades hidráulicas da Antiguidade Oriental e caracterize-as politicamente. (1,0)

8. (UFSM) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de: (0,4)
a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.
b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.
c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
d) abrigar um sistema hidrográfico ideal para a locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.
e) possuir uma área agricultável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.

9. (Fupac) O primeiro registro de leis de que se tem notícia é o Código de Hamurabi. A seguir, a transcrição de quatro de seus artigos:
Artigo 2: Se alguém acusar um homem e o acusado mergulhar em um rio e afundar, quem o acusa pode tomar posse de sua casa. Mas se o rio provar que o acusado é inocente e ele escapar ileso, então quem o acusa será executado, e o acusado tomará sua casa
Artigo 200: Se um homem arrancou um dente de um outro homem livre igual a ele, arrancarão o seu dente.
Artigo 201: Se ele arrancou o dente de um homem vulgar, pagará um terço de uma mina de prata.
Artigo 202: Se um homem agrediu a face de um outro homem que lhe é superior, será golpeado sessenta vezes diante da assembleia com um chicote de couro de boi.
O Código de Hamurabi é uma criação da: (0,4)
a) Fenícia, e não estabelece equivalência entre a punição e o crime cometido.
b) Mesopotâmia, e a pena pelo delito não dependia da posição social da vítima e do agressor.
c) Grécia, e não descarta a possibilidade de um julgamento divino.
d) Mesopotâmia, fundamentado no princípio da Lei de Talião “olho por olho, dente por dente”.
e) Grécia e estabeleceu regras e direitos a todos os súditos, mas com privilégios às classes dominantes.

10. (Ufrs) A chamada Revolução Urbana foi antecedida pelos avanços verificados no período neolítico, a saber, a sedentarização das comunidades humanas, a domesticação de animais e o surgimento da agricultura. Porém, há cerca de cinco mil anos ocorreram novos avanços, quase simultaneamente, em pelo menos duas regiões do Oriente Próximo: na Mesopotâmia e no Egito.
Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a transformações ocorridas nesse período. (0,4)
a) Descentralização político-econômica: o controle econômico passou a ser feito pelos poderes locais, sediados nas comunidades aldeãs, que funcionavam como centros de redistribuição da produção.
b) Expansão populacional: verificou-se o surgimento de grandes cidades, densamente povoadas, especialmente na região mesopotâmica.
c) Desenvolvimento econômico: a economia deixou de estar baseada somente na produção autossuficiente de alimentos para basear-se na manufatura especializada e no comércio externo de matérias-primas ou de manufaturados.
d) Diversificação social: ocorreu o surgimento de uma elite social composta por sacerdotes, príncipes e escribas, diretamente ligada ao poder político e afastada da tarefa primária de produzir alimentos.
e) Surgimento da escrita: foi uma decorrência do aumento da complexidade contábil. Serviu inicialmente para controlar as atividades econômicas dos templos e palácios, mas depois teve profundas implicações culturais, como o surgimento da literatura.

11. (FFFCMPA) Considere o texto abaixo:
Localizada entre dois grandes rios, lá reinaram na Antiguidade Assurbanipal e Nabucodonosor. A Torre de Babel, os Jardins Suspensos da Babilônia e o herói mítico Gilgamesh são algumas conhecidas referências das manifestações artístico-culturais dos povos que habitavam essa região.
O texto diz respeito à antiga civilização que se desenvolveu na região que hoje corresponde ao território: (0,4)
a) da Etiópia. b) do Egito. c) da Turquia. d) do Iraque. e) de Madagascar.

12. (Fatec) O Iraque já foi palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia. Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar: (0,4)
a) durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo.
b) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.
c) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia.
d) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldeia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.
e) com Hamurabi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.

-------------------------------

-------------------------------



Exercício 1:
............

Exercício 2:
Alternativa A.

Exercício 3:
Alternativa D.

Exercício 4:
Alternativa B.

Exercício 5:
Alternativa E.

Exercício 6:
Alternativa C.

Exercício 7:
.................

Exercício 8:
Alternativa E.

Exercício 9:
Alternativa D.


Exercício 10:
Alternativa A.

Exercício 11:
Alternativa D.

Exercício 12:

Comentários

  1. Muito bom como monta as provas com habilidades e competências bem definidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idem,
      muito obrigado pelo seu comentário.
      Elas dão um pouquinho de trabalho, mas geralmente eu gosto do resultado.

      Abraço!

      Excluir
  2. Bom dia!

    Gostaria de saber se essa seria a prova de reclassificação do 1 ano?

    Acho que estou procurando errado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa,
      essa prova foi aplicada aos meus alunos como avaliação do 1º bimestre.

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!