Postagem em destaque

Aula Diferente com Jogo de Perguntas e Respostas para o 7º Ano

Atividade 7 Ano - www.professorjunioronline.com


AULA DIFERENTE COM JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

Quiz | 7º Ano
Jogo de Perguntas e Respostas no formato Power Point para utilização nas aulas de História




"Professor, dá uma aula diferente!" 
Quando essa frase aparece, a gente percebe que está com o foco muito voltado para o conteúdo. Na correria do ano letivo, os motivos são diversos. 
  • O bimestre/trimestre está chegando ao fim;
  • Semana de prova chegando;
  • Necessidade de dar conta da apostila ou do livro didático;
  • Feriados que, mesmo previstos no planejamento, interferem no cronograma das aulas;
  • Aquele conteúdo mais pesado que precisa ser revisto, revisto e revisto, atrasando outros conteúdos;
  • Salas que precisam de atenção especial.
Enfim, são inúmeros fatores que nos fazem ouvir a frase que inicia esta postagem. Nem sempre temos condições de analisar um documento, uma música, um vídeo, uma imagem...
Mas se tem algo que mexe com a sala é organizá-la para uma disputa, qualquer que seja ela. A atividade desta postagem permite a realização de um quiz durante a aula e finaliza o conteúdo do Renascimento e é baseada totalmente no conteúdo da apostila do sistema adotado na escola que trabalho, inclusive com trechos dela. 

Vamos para as orientações de como utilizar a atividade...

-------------------------------

-------------------------------


Essa atividade pode ser feita na televisão mesmo, mas quando é feita no telão deixa os alunos mais eufóricos. Ela está no formato para ser utilizada no Power Point, você pode utilizá-la diretamente aqui da postagem ou baixá-la para o seu computador e utilizá-la. 
Após a tela inicial, todas os slides seguem o padrão abaixo.

Quiz 7º ano - www.professorjunioronline.com

No lado esquerdo da tela aparece a pergunta e juntamente com ela o círculo verde, que é uma espécie de cronômetro. Inicialmente os alunos verão apenas esses dois elementos. 
Para avançar, basta clicar o botão esquerdo do mouse ou utilizar a seta para a direita no teclado. Cada vez que clicar para avançar, aparecerá uma alternativa (lado direito da tela). 
Depois que aparecer a última alternativa, o próximo clique fará o círculo verde começar a desaparecer. 
Dependendo do tempo da pergunta, o círculo desaparecerá mais rápido ou mais devagar. Por exemplo, se, assim que aparecer a última alternativa os alunos tiverem sessenta segundos para responder, o círculo demorará sessenta segundos para desaparecer. 
Quando o tempo acabar, é necessário clicar para aparecer a flecha amarela indicando a resposta correta.

Parece complicado, mas não é. Basta iniciar a apresentação do slide para entender como funciona.
Todos os elementos dos slides podem ser alterados, basta ter um mínimo de conhecimento sobre Power Point. É possível alterar a pergunta, o tempo, o formato do cronômetro, as alternativas, a flecha, qualquer coisa. Fique apenas atento para a ordem de animação dos elementos do slide, senão corre o risco de a resposta aparecer antes da hora.


Este é o arquivo. Para baixá-lo, exibi-lo em tela cheia ou navegar pelas páginas, utilize os botões na parte inferior.

  • Conteúdo: Renascimento; Reforma
  • Série: 7º ano
  • Sugestão de uso: Game; 'Gincana'; Quiz; Perguntas e Respostas; Desafio
  • Sugestão de quando utilizar: Ao encerrar o conteúdo, como revisão
  • Aulas necessárias: Duas aulas, de preferência geminadas. Também é possível fazer em apenas uma, mas fica muito corrido.

Para esse tipo de atividade, eu costumo dividir a sala em grupos, entrego plaquinhas (folhas de sulfite ou pedaços de cartolina) com as letras das alternativas e, quando acaba o tempo da questão, todos têm de levantar a plaquinha correta. Para que dê tudo certo, crie suas próprias regras e esclarece bem aos alunos.

Ops! Quase ia me esquecendo. Fique alerta porque tem algumas perguntas que não tem relação alguma com o conteúdo, são apenas para dar uma relaxada durante a atividade. Analise, se não quiser utilizar, basta apagar o slide da pergunta 'indesejada'.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Boas aulas! 


Comentários