O dia 1º de maio, Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, foi criado por um congresso socialista em Paris no ano de 1889, em homenagem à greve geral que havia acontecido em 1886 em Chicago, nos EUA. Este movimento estadunidense foi marcado não só pela luta operária por melhores condições trabalhistas, como redução na jornada de trabalho, mas também por confrontos entre manisfestantes e polícia, que resultaram em prisões, feridos e até mortos. Em nome destes acontecimentos, o dia 1º de maio foi escolhido como data de manifestações trabalhistas no mundo todo.
No Brasil a data é comemorada desde 1895, sendo transformada em feriado por um decreto do presidente Arthur Bernardes em 1924.
Mineiro, Arthur Bernardes governou o Brasil de 1922 a 1926, no período da República conhecido como café-com-leite.
*** Procurei, mas não encontrei o decreto do presidente Arthur Bernardes que cria o feriado do dia 1º de Maio no Brasil. Se alguém tiver uma dica, por favor, deixe nos comentários.
----------
Fonte:
Imagem:
Il quarto Stato, de Giuseppe Pellizza da Volpedo by Wikimedia Commons
Arthur Bernardes by planalto.gov.br
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!