Postagem em destaque

O mundo vai acabar no próximo dia 21! Ou não?

Fim do Mundo em 2012, Profecia Maia
Percebeu que a folhinha acaba no dia 21?


O Fim está próximo...

...e você não pode fazer nada!


O ser humano é mesmo um bicho esquisito! Acredita em tudo o que escuta e tem medo do fim do mundo, mas não tem medo de beber e dirigir, de ingerir comidas gordurosas, de ser sedentário... Se você está lendo esta postagem só por causa do título, sinto desapontá-lo, mas vou lhe fazer uma revelação espantosa: o mundo não vai acabar! Pelo menos não no dia 21 de dezembro de 2012.



Tem maluco por aí acreditando nessa história de profecia maia e fim do mundo (desculpe-me pelo 'maluco' se você é um desses). Uns construíram bunkers, outros estocaram comida, outro tanto se converteu a religiões obscuras, mais outros guardaram seu dinheiro em cofres com super proteções e até tem gente que já gastou o que não tinha. Tudo bem, é compreensível(?) que a pessoa faça dívidas contando com o fim do mundo, agora, estocar comida, guardar dinheiro??? Tudo isso vai servir de quê se o mundo vai acabar?
O absurdo chegou a tal ponto que o governo estadunidense e a NASA, temendo os problemas que o 'pânico' possa causar na população (algumas pessoas cogitam a possibilidade de suicídio), precisaram recorrer às redes sociais na Internet para dizer: O mundo não vai acabar!





Mas vamos deixar as besteiras de lado. Essa história toda começou com uma 'profecia maia' que previa o apocalipse para a data de 21/12/2012. Moradores do México, Belize, Guatemala e outras regiões onde se desenvolveu a civilização maia têm como certo o final dos tempos. No entanto o que os maias previram para a tal data, nada mais é que o fim de um 'baktun', ou seja, um dos ciclos de tempo. Cada um dos ciclos identificados pelos maias é composto por 400 anos e, passado o dia 21/12/2012, teria início um novo ciclo. Pense no baktun como nossa contagem do ano, quando chega ao fim no dia 31/12, outro se inicia no dia 01/01.

Para quem acha que a teoria maia é uma besteira e que o fim do mundo se dará pela colisão de um planeta em rota de colisão com a Terra, cientistas do mundo todo já deixaram claro que não há nenhum sinal dessa possibilidade, além do fato de que, qualquer astrônomo amador, com um equipamento mediano, seria capaz de detectar tal ameaça e alardear o mundo todo.



Se você ainda não está convencido e acha que o fim do mundo ocorrerá devido a uma tempestade solar que  emitirá radiação suficiente para destruir nosso pequeno planeta, fique tranquilo. Este fenômeno é mais comum do que se possa imaginar e quando são mais intensos os resultados na Terra podem até ser de uma certa gravidade (interferência em satélites, voos de aviões, equipamentos eletrônicos), mas são previstos com certa antecedência e não chegam ao ponto de acabar com o planeta. Clique aqui para ler a postagem sobre as explosões solares de março deste ano.

Se você ainda não está convencido, pode visitar alguns sites:


Se quiser, também pode assistir à entrevista com Don Yeomans, da Nasa (em inglês):


É isso, se tudo correr bem, faço uma postagem para comemorar o fato de que o mundo não acabou (na verdade ela já está pronta e programada para o dia 22).

Comentários