Prova e Gabarito de História - 9º ano - 1º bimestre

10:45 Junior Lopes 2 Comentários



Confira o gabarito da prova do 9º ano, aplicada no dia 28 de março de 2013

Clique aqui para fazer o download da prova


Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.

Colégio Construindo o Saber



Questão 1:
Alternativa C

Questão 2:
Alternativa B

Questão 3:
O desenvolvimento e o progresso, frutos da supremacia e do triunfo capitalista que a Revolução Industrial desencadeou, criaram um novo ambiente de competição e de disputas econômicas e financeiras, envolvendo as grandes potências europeias. A Alemanha, com o apoio da burguesia, ampliou os investimentos em armas e o treinamento das tropas sob o pretexto de garantir equilíbrio de forças com as demais potências, em especial com a Inglaterra. As ações do governo em parceria com a burguesia alemã transformaram o país em grande potência alemã, capaz de, na virada do século, superar os ingleses na produção de aço, criando assim um clima de oposição na corrida imperialista entre as duas potências, seja no continente africano ou na região balcânica.

Questão 4:
A entrada estadunidense na Primeira Guerra Mundial geralmente é explicada em razão da defesa dos créditos obtidos com as exportações para a França e a Inglaterra.
Já a Rússia saiu da Guerra em virtude da Revolução Bolchevique, uma das promessas de Lênin em resposta aos anseios da população russa, já debilitada economicamente.

Questão 5:
Alternativa E

Questão 6:
A existência de um governo absolutista; o atraso industrial russo; o descontentamento burguês com o centralismo czarista; a submissão de grande parte da população a condições miseráveis; a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial; a derrota da Rússia na guerra russo-japonesa de 1904/5; as organizações grevistas; a revolta dos marinheiros, entre outros.

Questão 7:
Alternativa B

Questão 8:
Com a morte de Lênin, em 1924, abriu-se a disputa pelo poder entre Stalin e Trotski, pautados pela divisão ideológica sobre a condução da revolução. Para Trotski, a revolução deveria ser permanente e multiplicada pelo mundo, já para Stalin, a revolução deveria se consolidar e, somente depois, o socialismo deveria ser levado expandido para além da URSS. A vitória de Stalin significou prisão, expulsão e exílio a Trotski e seus seguidores. Exilado no México, Trotski foi assassinado em 1940.

Questão 9:
Alternativa A

Questão 10:
Resposta pessoal, no entanto, o aluno deve destacar a crise de mão de obra que afetou a Europa durante e depois da Primeira Guerra Mundial. Deve destacar ainda o papel que a mulher exerceu durante a guerra, de assumir papéis antes de exclusividade dos homens e que, após a guerra, retorna à condição de exclusão que era exposta. O caminho para uma revolução nos direitos das mulheres começava a despontar.


Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.

2 comentários:

  1. sera que vai dar certo com a minha prova do 9 ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estude bastante que dá certo sim!

      Abraço!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior