Prova de História - 9º ano A - 1º bimestre - com gabarito

17:00 Junior Lopes 1 Comentários

Prova de História

Prova de História

9º ano A - 1º bimestre



Colégio Olavo Bilac


Clique aqui para fazer o download da prova.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens', no Dropbox? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de História? Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Gabarito:

Exercício 1a:
O início da Primeira Guerra Mundial.

Exercício 1b:
O fim da URSS.

Exercício 1c:
O aluno deve demonstrar que compreendeu que as escolhas desses acontecimentos significa, grosso modo, que até a eclosão da Grande Guerra o mundo ocidental continuava com características do século XIX, bem como o fim da URSS foi um marco na história ocidental ao simbolizar a queda daquela que foi o símbolo do socialismo na Guerra Fria.

Exercício 2:
(V)
(V)
(F)
(V)
(V)

Exercício 3:
(P)
(L)
(J)

Exercício 4:
O aluno deve demonstrar que compreendeu a política econômica adotada por Rui Barbosa com o objetivo de incentivar a economia nacional por meio da oferta de crédito para o crescimento industrial, deve também demonstrar que compreendeu que tal política fracassou ao deparar-se com o aumento de preços, com as inúmeras fraudes e com especulações na bolsa de valores. O resultado foi uma crise ainda maior e a demissão de Rui Barbosa do cargo de ministro.

Exercício 5:
Alternativa D

Exercício 6:
a) Prática adotada durante a República Oligárquica, que consistia no controle do poder político, por meio do abuso de autoridade ou da compra de votos, favorecida pelo voto aberto estabelecido na Constituição de 1891.

b) Região controlada politicamente por coronéis na qual estes, por meio da coerção, garantiam votos aos candidatos impostos por eles.

c) Prática adotada geralmente por grandes fazendeiros (coronéis), que consistia no domínio político da população na região de seu domínio. Isso se dava por meio da violência e da troca de favores, garantindo a manutenção das famílias tradicionais no poder por meio do voto aberto.

Exercício 7:
a) Política do café com leite.
b) Prática adotada pelas oligarquias paulista e mineira para garantir a manutenção do poder federal entre esses dois grupos políticos, que geralmente apoiavam um mesmo candidato, fazendo prevalecer seus interesses, deixando as outras oligarquias de fora do 'jogo político' federal.




Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Um comentário:

  1. Olá professor Júnior,

    muito obrigado por compartilhar suas provas, me ajudam muito.

    Nesta postagem, no entanto, acho que a prova que você disponibilizou não é a mesma do gabarito. Sei que ela já é de 2014, mas poderia dar uma olhada mesmo assim.

    Agradeço muito, muito , muito, muito desde já.

    Parabéns pela qualidade de suas provas!


    Professora Lu
    (Salvador - BA)

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior