Postagem em destaque

Prova de História - 8º ano - 1º bimestre/2016

Prova de História - www.professorjunioronline.com

Prova de História

1º bimestre/2016



Colégio Olavo Bilac

Prova de História aplicada aos alunos do 8º ano, turmas A, B e C.



Clique aqui para baixar a prova no formato pdf. Confira o gabarito logo abaixo:


Exercício 1:
(2)
(3)
(1)

Exercício 2a:
Absolutismo (o aluno também pode responder Antigo Regime).


Exercício 2b:
O rei absolutista.

Exercício 2c:
O Iluminismo.

Exercício 2d:
Exercício 2d 8º ano 1º bimestre | www.professorjunioronline.com

Exercício 3:
O aluno deve demonstrar que percebeu na frase a defesa dos princípios básicos do Iluminismo, principalmente a liberdade de expressão. Em seguida, escolher alguns dos assuntos que discutimos em sala, como questões políticas, debates religiosos, questões de gênero, entre outros.

Exercício 4a:
O aluno deve criar um pequeno texto demonstrando seu entendimento sobre os dois termos citados, destacando suas principais características. Absolutismo: Identificado entre os séculos XV e XVIII, predominantemente no continente europeu, tendo todos os poderes centralizados nas mãos do rei (político, religioso, legislativo, econômico, militar), sendo apoiado pela burguesia. | Liberalismo político: Teoria política que se fortaleceu com os ideais iluministas do século XVIII, defendia, entre outras características, a divisão do poder, a igualdade de participação política.

Exercício 4b:
O aluno deve criar um pequeno texto demonstrando seu entendimento sobre os dois termos citados, destacando suas principais características. Mercantilismo: Política econômica adotada por governos absolutistas, tinha como característica, entre outras, a intervenção estatal na economia, a prática do pacto colonial, o metalismo e o protecionismo. | Liberalismo econômico: Política econômica que defende a liberdade de comércio, sem intervenção estatal, defendida pela crescente classe burguesa, principalmente a partir do século XVIII.

Exercício 5:
(V)
(V)
(F)
(F)

Exercício 6:
O texto II não corresponde aos ideais iluministas. O aluno deve ainda justificar sua resposta (resposta pessoal).

Exercício 7:
Exercício 7 - 8º ano | www.professorjunioronline.com






Comentários

  1. Muito Obrigada! Questões muito bem elaboradas. Obrigada, mais uma vez, por compartilhar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!