Postagem em destaque

Prova de História - 7º ano - 2º bimestre/2017 com gabarito

Prova de História - 7º ano - www.professorjunioronline.com

Prova de História - 7º Ano - com gabarito

2º Bimestre/2017


Exercício 1:
Leonardo da Vinci.

Exercício 2:
O Homem Vitruviano.

Exercício 3:
Sugestão de resposta:
Antropocentrismo.

Exercício 4:
Europa

Exercício 5:
Passagem da Idade Média para a Idade Moderna.

Exercício 6:
Principalmente, nos séculos XIV, XV e XVI.

Exercício 7:
Espera-se que alunas e alunos destaquem que o Renascimento foi um movimento cultural e científico surgido na transição da Idade Média para a Idade Moderna, valorizando ideais naturais e racionais, em oposição ao domínio religioso do período medieval, destacando sua proximidade com ideais burgueses.


Exercício 8:
Resposta esperada:
Alunos e alunas devem destacar que a Idade Média teve influência diferenciada na península Itálica, uma vez continuou realizando comércio com o Oriente e, portanto, em contato com diversos povos. Além disso, a península Itálica abrigou a cultura romana no passado. Ambas características despertaram na região um desenvolvimento cultural que só posteriormente se espalhou por outras regiões.

Exercício 9:
Alternativa C.


Exercício 10:
O mar Mediterrâneo perdeu sua hegemonia econômica para o oceano Atlântico.

Exercício 11:
Espera-se que o aluno demonstre que compreendeu o interesse português em contornar o continente africano, na busca de um novo caminho para as Índias, como opção pela rota pelo Mediterrâneo, dominada pelos árabes. O interesse português estava ligado às questões econômicas, principalmente no comércio das especiarias. O Périplo Africano ocorreu entre os séculos XV e XVI.

Exercício 12:
Resposta esperada:
O Tratado de Tordesilhas foi assinado em 1494 entre Portugueses e Espanhóis com o objetivo de estabelecer as posses sobre as terras a serem descobertas. O Tratado definia que, a partir das Ilhas de Cabo Verde, mediria-se 370 léguas submarinas. Neste ponto, traçava-se um meridiano e estabelecia-se que as terras a leste pertenceriam a Portugal e as terras a Oeste pertenceriam à Espanha.

Exercício 13a:
Navegavam rumo ao Sul.

Exercício 13b:
Navegavam rumo ao Oeste.

Exercício 13c:
Encontrar um novo caminho para as Índias, contornando o continente africano.

Exercício 13d:
Encontrar um novo caminho para as Índias, circunavegando o planeta, antes dos portugueses.

Exercício 13e:
Cristóvão Colombo.

Exercício 13f:
Pedro Álvares Cabral.










Comentários

  1. essa prova pode ser estudada para ser um ''molde'' pra da SME?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zoeira GamesBR,
      não sei a qual SME você se refere, mesmo assim, todas as minhas provas são feitas visando o conteúdo visto em sala com meus alunos, porém nada impede que, se o conteúdo for o mesmo (neste caso Renascimento e Grandes Navegações), você as utilize para estudar.
      No link abaixo você consegue pesquisar por assunto:
      http://www.professorjunioronline.com/p/todo-conteudo-do-blog.html

      Até mais!

      Excluir
  2. professor: ainda não estudei seu material todo, mas foi a minha saúva guarda pois estou começando a lecionar agora e estava sem norte, com o seu material estou mim dando muito bem muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi issi não alguém me explicar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!