Postagem em destaque

Vestibular UEL-2013 - Prova da 1ª Fase

Vestibular Uel - 2013 - 1ª Fase
Vestibular Uel - 2013 - Primeira Fase


UEL disponibiliza gabarito provisório

Resultado da 1ª fase e convocação dos aprovados para a 2ª fase saem no dia 22/11


A Universidade Estadual de Londrina disponibilizou, por meio da COPS (Coordenadoria de Processos Seletivos), a prova e o gabarito provisório da 1ª fase do Processo Seletivo Vestibular 2013. A 2ª fase será nos dias 02 e 03 de dezembro. Clique aqui para conferir o calendário do Processo Seletivo 2013 da UEL e aqui para informações e cronograma.

Nesta postagem, logo após as orientações para download, você confere as questões de História. Para baixar a prova completa com gabarito provisório, basta clicar aqui. Após clicar no link, vá até o final da página que se abrir e clique no botão vermelho Download, como na figura abaixo. Depois disso o arquivo será enviado para o seu computador.
Download no FileFactory


Questões de História na prova da 1ª fase do Vestibular da UEL/2013

Confira o gabarito ao final das questões

Exercício 5

Embora a ideia de transformação seja uma característica da modernidade, nos períodos anteriores, na Europa, ocorreram diversas mudanças nos campos político, econômico, científico e cultural. Pode-se afirmar que, com o declínio do Império Romano na Europa Ocidental, constituíram-se novas relações sociais entre os habitantes desses territórios, momento que foi denominado pelos historiadores como Período Medieval.

Com relação a esse período, considere as afirmativas a seguir.

I. Carlos Magno libertou o seu império do poderio papal por intermédio de alianças militares realizadas com a nascente nobreza mercantil de Veneza.

II. Os camponeses possuíam o direito de deixar as terras em que trabalhavam e migrar para os burgos pelo acordo consuetudinário com os suseranos.

III. Os chefes guerreiros comandavam seus seguidores no Comitatus por meio de juramentos de fidelidade. Os nobres também realizavam esse pacto entre si.

IV. O grande medo da população era ocasionado pelas invasões de bárbaros, pelas epidemias e pela fome. A crença em milagres se propagava rapidamente entre a população.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


Exercício 6

No contexto histórico das transformações ocorridas no século XIX, que envolveram questões da identidade nacional e da política, no Brasil, após a abdicação de D. Pedro I, ocorreu uma grave crise institucional. As tentativas de superação por meio das Regências provocaram uma série de revoltas como a Sabinada (BA), a Balaiada (MA) e a Cabanagem (PA).

A superação da crise, que coincidiu com o fim do período regencial, deveu-se à

a) antecipação da maioridade do príncipe herdeiro.
b) consolidação da Regência Una e Permanente.
c) formação e consolidação do Partido Republicano.
d) fundação das agremiações abolicionistas.
e) volta imediata de D. Pedro I às terras brasileiras.


Exercício 7

Leia o texto II, a seguir, e responda às questões 7 e 8.

Texto II
O surgimento da bioética coincidiu com o clamor generalizado levantado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, reação que culminou com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo primordial da bioética se baseia no princípio humanista de afirmar a primazia do ser humano e defender a dignidade e a liberdade inerentes ao mero fato de pertencer à espécie.
(Adaptado de: BERGEL, S. Desafios da bioética. Planeta. ano 40, 472.ed., jan. 2012, p.70.)

O período a que se refere o texto envolve também a ruptura com a democracia pela República de Weimar, a qual foi engendrada pelas conjunturas políticas da Alemanha nos anos 30 do século XX. É nesse quadro democrático que se pode compreender a ascensão do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães e a fundação do III Reich, criando um totalitarismo com faces eugênicas.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o totalitarismo eugênico, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os eventos que comprovam essa prática.

a) A capitulação da Alemanha, a independência das nações africanas e a perseguição aos arianos.
b) A nacionalização dos portos, o fim do corredor polonês e o Pacto Ribbentrop-Molotov.
c) A ocupação da Áustria, o fortalecimento dos bancos públicos e o antifascismo.
d) A tomada de Paris, a invasão da URSS e a libertação dos Sudetos.
e) As Leis de Nuremberg, a Solução Final e a criação dos campos de extermínio.


Exercício 8

No Brasil, os fluxos migratórios no século XIX e início do século XX marcaram a política de construção de uma “identidade brasileira” que se assentava na ideia de “branqueamento da raça”.

Com relação à influência dos processos migratórios desse período na formação populacional brasileira, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) As políticas migratórias oficiais, na segunda metade do século XIX, ressaltaram o interesse de preservar a ascendência europeia na composição étnica da população.

( ) As políticas migratórias pautavam-se por um “modelo ideal de trabalhador”, no qual predominava a forma capitalista de produção.

( ) As imigrações europeia e asiática tiveram como propósito a ocupação das vagas ociosas na indústria nascente, diante da ausência de qualificação dos ex-escravos.

( ) A imigração japonesa no Paraná foi favorecida pela fácil adaptação dos japoneses aos costumes ocidentais e por serem habituados ao trabalho com as monoculturas.

( ) O direcionamento dos fluxos migratórios fez com que existisse maior concentração de afrodescendentes nas regiões Sul e Centro-oeste.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, F.
b) V, F, V, V, F.
c) V, F, F, F, V.
d) F, V, F, V, V.
e) F, F, V, V, F


Gabarito:

Exercício 5 - Alternativa C
Exercício 6 - Alternativa A
Exercício 7 - Alternativa E
Exercício 8 - Alternativa A



Para baixar a prova completa com gabarito provisório, basta clicar aqui. Após clicar no link, vá até o final da página que se abrir e clique no botão vermelho Download. Depois disso o arquivo será enviado para o seu computador.

Comentários