Sugestão de leitura: 28 anos de Democracia

11:30 Junior Lopes 0 Comentários

Brasil democrático
Ordem e Progresso... e Democracia!


Quase três décadas de democracia

Nossa democracia ainda é jovem e está aprendendo


No próximo dia 15 de março o Brasil completará 28 anos longe da ditadura militar.


Entre as décadas de 1960 e 1980 o Brasil não caminhou contra a maré da América Latina e também teve (e como teve!) sua ditadura militar. De 1964 a 1985 o povo brasileiro sentiu na pele o que é viver sem liberdade plena e sem representação política verdadeira (você acha que ela existe hoje).

O período de redemocratização, sem um governo militar, teve início no dia 15 de março de 1985, quando José Sarney assumiu o cargo da presidência da República como vice-presidente em exercício. De lá para cá, nosso país, que começou engatinhando na democracia, já deu grandes passos, mas ainda falta um bocado para atingirmos uma verdadeira democracia plena.

Confira o texto de Fernando Rodrigues publicado na Folha de S. Paulo no dia 02 de janeiro de 2013:
"Em 15 de março próximo o Brasil completará 28 anos de democracia. É um caso clássico de copo meio cheio e meio vazio.

A parte cheia é o fato inédito de um país tão sem cultura democrática ter conseguido persistir nesse caminho por tanto tempo. Quando o civil José Sarney assumiu o Planalto, em 1985, o Brasil encerrava 21 anos de ditadura militar." (...)
Clique aqui para continuar lendo no site da Folha.









0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior