|
Ordem e Progresso... e Democracia! |
Quase três décadas de democracia
Nossa democracia ainda é jovem e está aprendendo
No próximo dia 15 de março o Brasil completará 28 anos longe da ditadura militar.
Entre as décadas de 1960 e 1980 o Brasil não caminhou contra a maré da América Latina e também teve (e como teve!) sua ditadura militar. De 1964 a 1985 o povo brasileiro sentiu na pele o que é viver sem liberdade plena e sem representação política verdadeira (você acha que ela existe hoje).
O período de redemocratização, sem um governo militar, teve início no dia 15 de março de 1985, quando José Sarney assumiu o cargo da presidência da República como vice-presidente em exercício. De lá para cá, nosso país, que começou engatinhando na democracia, já deu grandes passos, mas ainda falta um bocado para atingirmos uma verdadeira democracia plena.
Confira o texto de Fernando Rodrigues publicado na Folha de S. Paulo no dia 02 de janeiro de 2013:
"Em 15 de março próximo o Brasil completará 28 anos de democracia. É um caso clássico de copo meio cheio e meio vazio.
A parte cheia é o fato inédito de um país tão sem cultura democrática ter conseguido persistir nesse caminho por tanto tempo. Quando o civil José Sarney assumiu o Planalto, em 1985, o Brasil encerrava 21 anos de ditadura militar." (...)
Clique aqui para continuar lendo no site da Folha.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!