Semana da Pátria - 6º ano

00:25 Junior Lopes 1 Comentários

Semana da Pátria - 6º ano


Trabalhos para o 6º ano

Semana de História e Geografia




O riacho Ipiranga e o Lago Tabocó

Para os trabalhos da Semana da Pátria, nas disciplinas de História e Geografia, os alunos conhecerão um pouco mais sobre o riacho Ipiranga, palco da proclamação da Independência do Brasil.

Inicialmente trabalharemos o texto da jornalista Karla Hansen, Memórias do Riacho Ipiranga (clique aqui para acessá-lo). 
Os alunos lerão o texto, discutiremos brevemente em sala e depois, em duplas, escreverão um pequeno texto explicando o que entenderam do texto.

Depois disso, assistiremos uma reportagem sobre a contaminação de um lago em nossa cidade (clique aqui para ver a postagem com links para o vídeo e o texto da reportagem).
Na sequência os alunos criarão um texto comparando as "Memórias do Riacho Ipiranga" com o vídeo sobre o lago Tabocó.

O próximo passo será analisar uma imagem do quadro de Pedro Américo sobre a Independência.

Depois faremos uma visita ao lago Tabocó, onde passearemos pelas suas margens, tiraremos fotos e discutiremos sobre a situação do lago hoje. Depois, é claro, aproveitaremos para fazer um lanche por lá mesmo.
O resultado do passeio será mostrado em uma exposição no colégio.

Finalizaremos os trabalhos com desenhos. Em uma úncia folha, os alunos farão um desenho de como imaginam que foi a nossa Independência, outro de como eles imaginam o Riacho Ipiranga atualmente e outro sobre a visão de cada um sobre o lago Tabocó.


Sei que parece trabalhoso, mas teremos tempo suficiente para realizar essa atividade. Tenho certeza que todos gostarão... depois vocês comentam aqui no blog para dizer o que acharam.

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior