Postagem em destaque

Prova de História - 9º ano - 1º bimestre/2015

Prova de História - 9º ano - 1º bimestre - 2015

Prova de História

9º ano - 1º Bimestre/2015


Colégio Construindo o Saber


Clique aqui para baixar a prova.

Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página, os botões ao lado ou clique aqui.
.

.

Esta prova foi elaborada com base no livro "A Revolução dos Bichos", de George Orwell. Para baixar o livro gratuitamente, clique aqui.

Exercício 1:
(F)
(F)
(F)
(F)
(F)
(V)
(V)
(F)
(F)
(V)

Exercício 2:
O aluno deve fazer referência ao regime absolutista adotado na Rússia pré-revolucionária, marcado pelo governo absoluto do czar, com pouquíssima participação do parlamento, economia frágil, baixa industrialização e pouco desenvolvimento quando comparado a outras nações como a Inglaterra, além das precárias situações sociais que assolava o povo. O czarismo pode ser comparado à maneira que o senhor Jones conduzia a Granja do Solar, maltratando e explorando os bichos.

Exercício 3:
***As respostas aqui são comentários sobre os personagens. Obviamente a resposta dos alunos será mais resumida.***

Velho Major/Lênin
Lênin (…) propõe uma estratégia política para a constituição de uma força social revolucionária. Ele procura as formas para uma organização capaz de enfrentar o Estado capitalista, de unificar as diferentes expressões das classes dominadas, de formular reivindicações. Tem por objetivo central a formação de uma organização capaz de transformar as energias dispersas dos trabalhadores em poder alternativo. Lênin (…) propõe aos seus compatriotas uma democracia social e política que deveria ser precedida por um governo de operários (a diretoria do proletariado). 
Major questiona se (…) a terra em que viviam era tão pobre que não oferecia ela condições de vida decente para os que nela moravam. Major explicou aos outros animais que o solo da Inglaterra era fértil, que o clima era bom e que por causa disso poderia ser produzido alimentos para um número de animais maior do que o existente. Só a Granja Solar, dizia ele, comportaria uma dúzia de cavalos, vinte vacas e centenas de ovelhas vivendo todos com conforto e dignidade imagináveis. Por que então permaneciam naquela miséria? Então Major fala que o produto dos esforços dos animais é roubado pelos seres humanos, e resume em uma palavra todos os problemas por eles vividos: Homem. O Homem é o verdadeiro e único inimigo, e uma vez retirado o Homem de cena, desaparecerá para sempre a principal causa da fome e da sobrecarga de trabalho dos animais.
(…) A libertação na Rússia veio através de Lênin, e suas palavras expressam bem como o mundo deveria ser e o que seria feito daquele dia em diante. Seguindo o mesmo raciocínio, Major fala da vida sem a presença dos humanos, de como seria trabalhar para eles mesmos e como seria bom viver sem serem explorados. Todas as idéias estavam acesas, restava somente a tomada do poder, a Revolução.

Bola-de-Neve/Trótsky
O debate entre Bola de Neve e Napoleão sobre as decisões de exploração ilustra as visões opostas de Stalin e Trotsky sobre o caminho a seguir. Trotsky foi a favor da idéia de uma revolução permanente, influenciando os países vizinhos a fazerem o mesmo, enquanto Stalin era insistente em desenvolver o poderio militar. Algumas das referências históricas mais significativas nesta obra incluem a alteração para os princípios do Animalismo. 
(...)Bola-de-Neve, que era um dos líderes na Revolução de Outono, pode ser comparado a Trotski, pois seguia a risca os ensinamentos de Marx. 

Napoleão/Stálin
Napoleão é uma representação de Stalin: não seguia os ideais socialistas, sua ambição pelo poder lhe fez corrupto, usou a KGB/cães, além de permitir a volta da igreja ortodoxa/Moisés, para manter o povo sob controle. 
Napoleão, assim como Stalin, usou do culto a personalidade para se afirmar no poder. Por não ser bom orador, usou da figura de Garganta para convencer os animais que Napoleão era um líder bondoso e corajoso. Sem ética alguma, Garganta manipulou os mandamentos do Animalismo para beneficiar Napoleão, se aproveitando que grande parte dos bichos era analfabeta. Garganta representa o departamento de propaganda de Stalin que durante o governo, usou de mentiras para manter a imagem de líder.

Exercício 4:
Alternativa C

Exercício 5:
Resposta pessoal

Exercício 6:
(4)
(1)
(2)
(3)
(5)

Esta prova foi elaborada com base no livro "A Revolução dos Bichos", de George Orwell. 








Comentários