Prova de História
9º ano - 1º Bimestre/2015
Colégio Construindo o Saber
Clique aqui para baixar a prova.
Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página, os botões ao lado ou clique aqui.
.
.
Esta prova foi elaborada com base no livro "A Revolução dos Bichos", de George Orwell.
Para baixar o livro gratuitamente, clique aqui.
Exercício 1:
(F)
(F)
(F)
(F)
(F)
(V)
(V)
(F)
(F)
(V)
Exercício 2:
O aluno deve fazer referência ao regime absolutista adotado na Rússia pré-revolucionária, marcado pelo governo absoluto do czar, com pouquíssima participação do parlamento, economia frágil, baixa industrialização e pouco desenvolvimento quando comparado a outras nações como a Inglaterra, além das precárias situações sociais que assolava o povo. O czarismo pode ser comparado à maneira que o senhor Jones conduzia a Granja do Solar, maltratando e explorando os bichos.
Exercício 3:
***As respostas aqui são comentários sobre os personagens. Obviamente a resposta dos alunos será mais resumida.***
Velho Major/Lênin
Lênin (…) propõe uma estratégia política para a constituição de uma força social revolucionária. Ele procura as formas para uma organização capaz de enfrentar o Estado capitalista, de unificar as diferentes expressões das classes dominadas, de formular reivindicações. Tem por objetivo central a formação de uma organização capaz de transformar as energias dispersas dos trabalhadores em poder alternativo. Lênin (…) propõe aos seus compatriotas uma democracia social e política que deveria ser precedida por um governo de operários (a diretoria do proletariado).
Major questiona se (…) a terra em que viviam era tão pobre que não oferecia ela condições de vida decente para os que nela moravam. Major explicou aos outros animais que o solo da Inglaterra era fértil, que o clima era bom e que por causa disso poderia ser produzido alimentos para um número de animais maior do que o existente. Só a Granja Solar, dizia ele, comportaria uma dúzia de cavalos, vinte vacas e centenas de ovelhas vivendo todos com conforto e dignidade imagináveis. Por que então permaneciam naquela miséria? Então Major fala que o produto dos esforços dos animais é roubado pelos seres humanos, e resume em uma palavra todos os problemas por eles vividos: Homem. O Homem é o verdadeiro e único inimigo, e uma vez retirado o Homem de cena, desaparecerá para sempre a principal causa da fome e da sobrecarga de trabalho dos animais.
(…) A libertação na Rússia veio através de Lênin, e suas palavras expressam bem como o mundo deveria ser e o que seria feito daquele dia em diante. Seguindo o mesmo raciocínio, Major fala da vida sem a presença dos humanos, de como seria trabalhar para eles mesmos e como seria bom viver sem serem explorados. Todas as idéias estavam acesas, restava somente a tomada do poder, a Revolução.
Bola-de-Neve/Trótsky
O debate entre Bola de Neve e Napoleão sobre as decisões de exploração ilustra as visões opostas de Stalin e Trotsky sobre o caminho a seguir. Trotsky foi a favor da idéia de uma revolução permanente, influenciando os países vizinhos a fazerem o mesmo, enquanto Stalin era insistente em desenvolver o poderio militar. Algumas das referências históricas mais significativas nesta obra incluem a alteração para os princípios do Animalismo.
(...)Bola-de-Neve, que era um dos líderes na Revolução de Outono, pode ser comparado a Trotski, pois seguia a risca os ensinamentos de Marx.
Napoleão/Stálin
Napoleão é uma representação de Stalin: não seguia os ideais socialistas, sua ambição pelo poder lhe fez corrupto, usou a KGB/cães, além de permitir a volta da igreja ortodoxa/Moisés, para manter o povo sob controle.
Napoleão, assim como Stalin, usou do culto a personalidade para se afirmar no poder. Por não ser bom orador, usou da figura de Garganta para convencer os animais que Napoleão era um líder bondoso e corajoso. Sem ética alguma, Garganta manipulou os mandamentos do Animalismo para beneficiar Napoleão, se aproveitando que grande parte dos bichos era analfabeta. Garganta representa o departamento de propaganda de Stalin que durante o governo, usou de mentiras para manter a imagem de líder.
Exercício 4:
Alternativa C
Exercício 5:
Resposta pessoal
Exercício 6:
(4)
(1)
(2)
(3)
(5)
Esta prova foi elaborada com base no livro "A Revolução dos Bichos", de George Orwell.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!