Postagem em destaque

Prova de História com gabarito - 1º Ano - 2º bimestre/2015.

Prova de História 2º bimestre/2015, com legenda

Prova de História - 1º Ano/Ensino Médio.

2º Bimestre/2015.


Colégio Construindo o Saber


Neste bimestre a sala teve duas versões para a mesma prova. As questões exatamente são iguais em ambas mas tem alterações na ordem das alternativas nas questões de múltipla escolha.


Clique aqui para download da versão 1

Clique aqui para download da versão 2.

Questão 1:
Império Bizantino foi como ficou conhecido o Império Romano do Oriente a partir do século V. Ainda no século IV o imperador romano Constantino transferiu a capital do Império para Bizâncio, antiga província grega e, ao final do século, o imperador Teodósio dividiu o império em duas partes, a do Ocidente com sede na península Itálica e a do Oriente, com sede na antiga Bizâncio, que passou a se chamar Constantinopla. O desenvolvimento deste império deu-se pela centralização do poder, pela expansão de territórios e pela unificação por meio da religião cristã. Destacamos no Império Bizantino o imperador Justiniano e sua tentativa de reconstruir o antigo Império Romano.

Questão 2:
Prova 1: B
Prova 2: C

Questão 3:
No Império Bizantino, o imperador governava de forma autoritária e despótica, controlando a administração pública, o exército e até a igreja, tendo portanto poderes políticos e religiosos. Por este motivo, esta forma d governar ficou conhecida como cesaropapismo, desagradando a igreja romana e provocando uma série de conflitos que se arrastaram por séculos até que, em 1054, houve o rompimento definitivo entre as duas igrejas, em episódio que ficou conhecido como Grande Cisma do Oriente. Assim a Igreja Católica Apostólica Romana permaneceu com sede em Roma, tendo como líder o papa, enquanto a Igreja Ortodoxa Grega ficou com sede em Constantinopla, tendo como líder o patriarca.

Questão 4:
Prova 1: B
Prova 2: E
Questão 5:
Prova 1: C
Prova 2: A
Questão 6:
O fator de unificação foi a religião islâmica. Após a morte de Maomé, em 632, motivados pela escassez de terras e pelo crescimento populacional, os árabes partem da península Arábica e dominam os persas, a Síria, a Palestina e o Egito. Com os Omíadas no poder, os árabes conseguem atravessar o estreito de Gibraltar e dominar a península Ibérica. Os fatores que facilitaram essa dominação foram a ideia da Jihad, o financiamento feito pelas grandes cidades árabes, o respeito aos costumes e as  crenças dos povos conquistados.
Questão 7:
Prova 1: D
Prova 2: B
Questão 8:
Prova 1: A
Prova 2: D
Questão 9:
Prova 1: E
Prova 2: D

Questão 10:
Prova 1: B
Prova 2: C








Comentários