Prova de História - 1º Ano/Ensino Médio.
2º Bimestre/2015.
Colégio Construindo o Saber
Neste bimestre a sala teve duas versões para a mesma prova. As questões exatamente são iguais em ambas mas tem alterações na ordem das alternativas nas questões de múltipla escolha.
Clique aqui para download da versão 1.
Clique aqui para download da versão 2.
Questão 1:
Império Bizantino foi como ficou conhecido o Império Romano do Oriente a partir do século V. Ainda no século IV o imperador romano Constantino transferiu a capital do Império para Bizâncio, antiga província grega e, ao final do século, o imperador Teodósio dividiu o império em duas partes, a do Ocidente com sede na península Itálica e a do Oriente, com sede na antiga Bizâncio, que passou a se chamar Constantinopla. O desenvolvimento deste império deu-se pela centralização do poder, pela expansão de territórios e pela unificação por meio da religião cristã. Destacamos no Império Bizantino o imperador Justiniano e sua tentativa de reconstruir o antigo Império Romano.
Questão 2:
Prova 1:
B
Prova 2:
C
Questão 3:
No Império Bizantino, o imperador governava de forma autoritária e despótica, controlando a administração pública, o exército e até a igreja, tendo portanto poderes políticos e religiosos. Por este motivo, esta forma d governar ficou conhecida como cesaropapismo, desagradando a igreja romana e provocando uma série de conflitos que se arrastaram por séculos até que, em 1054, houve o rompimento definitivo entre as duas igrejas, em episódio que ficou conhecido como Grande Cisma do Oriente. Assim a Igreja Católica Apostólica Romana permaneceu com sede em Roma, tendo como líder o papa, enquanto a Igreja Ortodoxa Grega ficou com sede em Constantinopla, tendo como líder o patriarca.
Questão 4:
Prova 1:
B
Prova 2:
E
Questão 5:
Prova 1: C
Prova 2: A
Questão 6:
O fator de unificação foi a religião islâmica. Após a morte de Maomé, em 632, motivados pela escassez de terras e pelo crescimento populacional, os árabes partem da península Arábica e dominam os persas, a Síria, a Palestina e o Egito. Com os Omíadas no poder, os árabes conseguem atravessar o estreito de Gibraltar e dominar a península Ibérica. Os fatores que facilitaram essa dominação foram a ideia da Jihad, o financiamento feito pelas grandes cidades árabes, o respeito aos costumes e as crenças dos povos conquistados.
Questão 7:
Prova 1: D
Prova 2: B
Questão 8:
Prova 1: A
Prova 2: D
Questão 9:
Prova 1: E
Prova 2: D
Questão 10:
Prova 1: B
Prova 2: C
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!