Postagem em destaque

Prova de História - 1º Ano - 1º bimestre

Prova de História - 1º ano - www.professorjunioronline.com


PROVA DE HISTÓRIA - 1º ANO - 1º BIMESTRE

COM GABARITO

COM TRANSCRIÇÃO DAS QUESTÕES E ARQUIVO PARA DOWNLOAD




Prova de História para o 1º ano do Ensino Médio com perguntas de múltipla escolha e questões discursivas. Uma chance para os alunos revisarem o conteúdo e se prepararem para futuras avaliações.


Série/Turma: 1º Ano - Ensino Médio
Bimestre: 
Ano: 2023
Conteúdo da prova: Introdução à História e às primeiras civilizações
Gabarito: Sim, para as objetivas

Abaixo, transcrição da prova de História - 1º ano - 1º bimestre, com gabarito. Arquivo para download e Gabarito das objetivas após a transcrição.


Transcrição da Prova

1. Compare e contraste as formas de vida e organização social no Paleolítico e no Neolítico. Em sua resposta, aborde as principais características dos períodos, como as formas de subsistência, a divisão do trabalho, o surgimento da agricultura e da domesticação de animais, e as possíveis razões para as mudanças nessas práticas. Também é importante refletir sobre como essas transformações afetaram as relações entre os grupos humanos e a natureza, bem como a organização de suas sociedades. Utilize exemplos específicos para sustentar sua argumentação. 

2. (UFPB) A periodização é parte fundamental do saber histórico. Nesse sentido, afirma-se:
I. O marco histórico pode ser definido como qualquer acontecimento cuja importância social o transforma em referência na explicação histórica.
II. A consagrada divisão temporal de História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea reflete o eurocentrismo da ideia de História Universal linear.
III. A periodização é um recurso metodológico do saber histórico que serve para orientar a compreensão de acontecimentos e processos vividos como forma de evitar o anacronismo, ou seja, evitar atribuir a uma época o que a ela não pertence.
Considerando as afirmações, está(ão) corretas(s): (0,5)
a) somente I. b) somente III. c) somente I e II.       d) somente II e III. e) todas.

3. (UFPE) Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que: (0,5)
a) a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades;
b) a religião no antigo Egito, como nos demais povos da Antiguidade, não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras;
c) a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade;
d) o período conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo se dedicaram muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade;
e) a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso à escola e a outros saberes só permitidos à família real.

4. UFCE Leia com atenção as afirmativas abaixo sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.
I. As condições ecológicas explicam porque a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista.
II. Na economia da baixa Mesopotâmia, as fomes e crises de subsistência eram frequentes, causadas pela irregularidade das cheias e também pelas guerras.
III. Na Suméria, os templos e zigurates foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população.
IV. A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da História.
Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar: (0,5)
a) I e II são verdadeiras. b) III e IV são verdadeiras. c) I e IV são verdadeiras.
d) I e III são verdadeiras. e) II e III são verdadeiras.

5. Trecho do "Périplo do Mar Eritreu", um relato de navegação da época helenística, datado do século III a.C.
"A partir de lá (Sídon), navegamos em direção ao sul por dois dias e duas noites e chegamos a uma grande ilha chamada Arados, que é habitada por fenícios. Os fenícios são os mais hábeis marinheiros que já vi, e os seus navios são os melhores do mundo. Eles são muito inteligentes no comércio, e conhecem todos os portos e rios, e as formas de navegação em cada lugar."
A partir da análise do trecho do "Périplo do Mar Eritreu", como os fenícios eram vistos pelos povos da época helenística? Quais características da sociedade e da cultura fenícia são evidenciadas na fonte?

6. (UFAM) Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua história e cultura, é possível afirmar que: (0,5)
a) A vitória de Dario I sobre os gregos marcou o início da ascensão persa no Mediterrâneo, favorecendo a expansão da escrita cuneiforme e dos cultos monoteístas.
b) Desenvolveram uma religião própria, o Zoroastrismo, e começaram sua expansão territorial após as conquistas lideradas por Ciro, o Grande.
c) Famosos por suas obras arquitetônicas, os persas construíram na Babilônia as maiores pirâmides da Mesopotâmia, tornando aquela cidade o centro de seu Império.
d) O declínio do Império Persa foi marcado pela derrota de Xerxes para os assírios na batalha de Souza.
e) Adotando uma religião que opunha, de forma maniqueísta, o bem e o mal, os persas dominaram o comércio mediterrâneo após conquistar o Egito, a Ásia Menor e a Macedônia, sob a liderança de Nabucodonosor.

7. (IFG) Algumas “reformas religiosas”, como as do rei Ezequias e do rei Josias, buscaram afirmar substancialmente a ideia de um “deus nacional”. Ao rei Ezequias, em torno do ano 700 a. C., foi atribuída uma reforma religiosa, na qual foi suprimido o culto a Nesta, uma divindade mágico-terapêutica cultuada no santuário central, simbolizada na forma de uma serpente de bronze. Em sequência a essa iniciativa, e no contexto de graves convulsões e crises sociais acirradas pelo cerco do exército assírio às cidades mais importantes do Reino de Judá, foi realizada a sistematização de um conjunto de leis, usualmente reconhecido como “código da aliança” (Êxodo, 20,22-23, 19). Este código, que deve ser datado para o final do século VIII ou início do século VII a. C, estrutura diversas leis, em forma concêntrica, em torno de um eixo teológico que é a negação do culto a outros deuses e a afirmação da exigência somente de Yahveh.                         REIMER, Haroldo. Monoteísmo e Identidade. 
O texto apresenta considerações em relação à formação do monoteísmo entre os hebreus. A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o mesmo: (0,5)
a) Realiza uma leitura religiosa e não política de parte da história do povo hebreu.
b) Enfatiza a ideia da existência de um povo sagrado, presente no cristianismo.
c) Estabelece relações entre a religiosidade e a história do povo hebreu.
d) Nega a existência do deus Yahveh.
e) Oferece uma leitura fundamentalista do chamado Antigo Testamento.

Continua...

----------------


----------------


8.  (FCL-SP) Examine as proposições e responda de acordo com o código. (0,5)
I. A região que compreendia a Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates e atualmente parte do Iraque, foi habitada entre 3200 e 2000 a.C. por diferentes povos semitas, entre os quais se incluíam os sumérios.
II. A cidade de Babel, capital do império de Hamurábi, desenvolveu-se e abrigou parte da civilização babilônica antes do nascimento de Cristo.
III. Outro importante rei babilônico, em cujo império foram construídas grandes obras arquitetônicas, foi Nabucodonosor, que também viveu antes do nascimento de Cristo.
a) Todas as proposições são verdadeiras. b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras. d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.

* Para não tirar zero na prova: Qual estreito os primeiros seres humanos que ocuparam a América teriam atravessado para chegarem até aqui?


Gabarito e link para download nesta postagem, logo abaixo do vídeo.

Já conhece nosso canal no Youtube? Inscreva-se para receber conteúdos de História e Geografia.


GABARITO

1. Sugestão de resposta:
No Paleolítico, as comunidades eram formadas por grupos nômades, que se deslocavam constantemente em busca de alimentos e abrigo. Nesse período, a subsistência era baseada na caça, pesca e coleta de frutos e raízes, e não havia uma divisão clara do trabalho. A vida em sociedade era marcada pela igualdade de gênero e pela ausência de hierarquia.
Já no Neolítico, houve uma importante mudança nas formas de subsistência, com o surgimento da agricultura e da domesticação de animais. Essas atividades permitiram uma maior fixação das comunidades em torno de terras férteis, bem como uma maior produção de alimentos. Com isso, surgiu uma divisão mais clara do trabalho, em que algumas pessoas se dedicavam exclusivamente à agricultura, enquanto outras se especializavam em outras atividades, como a produção de cerâmica ou o comércio.
Essas mudanças transformaram profundamente as relações sociais, permitindo a formação de sociedades mais complexas e hierarquizadas. A divisão do trabalho, por exemplo, gerou desigualdades entre as pessoas, enquanto a propriedade da terra se tornou um fator central na organização das comunidades. Além disso, a domesticação de animais permitiu a criação de excedentes, que podiam ser trocados com outras comunidades, gerando uma nova dinâmica de comércio e relações políticas.

2. Alternativa E

3. Alternativa A

4. Alternativa B

5. Sugestão de resposta:
A partir do texto, podemos inferir que os fenícios eram vistos pelos povos da época helenística como excelentes navegadores e comerciantes. Eles eram reconhecidos como os mais habilidosos marinheiros do mundo, possuindo os melhores navios e conhecimentos de navegação em todos os portos e rios. Além disso, eram considerados muito inteligentes no comércio, o que indica que tinham um papel importante nas rotas de comércio marítimo da época.
Em relação às características da sociedade e da cultura fenícia, a fonte evidencia a importância do comércio e da navegação para a economia e a sociedade fenícia. A habilidade dos fenícios em navegar pelos mares e rios era fundamental para a sua posição de destaque no comércio marítimo da época. Além disso, a fonte também indica a presença de comunidades fenícias em ilhas, como Arados, o que sugere que os fenícios também se dedicavam à colonização.

6. Alternativa B
7. Alternativa C
8. Alternativa D
9. Estreito de Bering




Comentários