Postagem em destaque

Prova de História: Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra  Mundial - www.professorjunioronline.com


Prova de História: Primeira Guerra Mundial

Prova para o 2º Ano do Ensino Médio

3º Bimestre




A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de grande importância na história do mundo. Foi um conflito extremamente violento, que teve um impacto significativo na política, na economia e na cultura mundial.

Postagem criada com auxílio de IA; Bard e Bing

Nesta postagem você encontrará:
Questões transcritas no corpo da postagem: As questões estão transcritas no corpo da postagem, para facilitar o estudo e a resolução.
Gabarito: O gabarito está disponível no final da postagem, para facilitar a correção.
Prova para download: A prova está disponível para download, também ao final da postagem. Importante lembrar que, para editar a prova, é preciso copiá-la para o seu Drive.



A Primeira Guerra Mundial:

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito global que ocorreu entre 1914 e 1918. Foi o primeiro conflito a envolver todas as grandes potências mundiais e foi marcado por uma série de inovações tecnológicas, como o uso de armas químicas e de tanques. A guerra terminou com a derrota da Alemanha e de seus aliados, e teve um impacto significativo na história do mundo.

Fatores que contribuíram para a Primeira Guerra Mundial:

Disputas imperialistas: As potências europeias estavam disputando o controle de territórios e recursos na África e na Ásia.
Nacionalismos: O nacionalismo era um sentimento crescente na Europa, e cada país queria expandir seu poder e influência.
Alianças militares: As potências europeias se aliaram em blocos antagônicos, o que aumentou o risco de conflito.
Corrida armamentista: As potências europeias estavam competindo para produzir as armas mais poderosas, o que aumentou a tensão entre elas.

Principais eventos da Primeira Guerra Mundial:

Assassinato de Francisco Ferdinando: O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, foi o estopim da guerra.
Declaração de guerra: A Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, que era aliada da Rússia.
Entrada da França e da Inglaterra na guerra: A Rússia pediu ajuda à França e à Inglaterra, que declararam guerra à Alemanha.
Fase de movimentação: A guerra começou com uma fase de movimentação, na qual as tropas se deslocavam para o front.
Fase de trincheiras: A guerra se tornou uma guerra de trincheiras, na qual as tropas ficavam entrincheiradas em posições fortificadas.
Batalhas decisivas: A guerra foi marcada por uma série de batalhas decisivas, como a Batalha de Verdun, a Batalha de Somme e a Batalha de Passchendaele.
Entrada dos Estados Unidos na guerra: Os Estados Unidos entraram na guerra em 1917, ao lado da França e da Inglaterra.
Armistício: A guerra terminou com o Armistício de 11 de novembro de 1918, que foi assinado entre a Alemanha e os Aliados.

Consequências da Primeira Guerra Mundial:

Morte e destruição: A Primeira Guerra Mundial foi um conflito extremamente violento, que resultou na morte de cerca de 16 milhões de pessoas.
Criação da Liga das Nações: A Liga das Nações foi criada para evitar novos conflitos mundiais, mas fracassou.
Surgimento de regimes totalitários: A Primeira Guerra Mundial contribuiu para o surgimento de regimes totalitários, como o fascismo e o nazismo.


Continua...

----------------


----------------


Transcrição da Prova:

Imagens, mapas e tabelas que porventura possam aparecer na prova, não estarão nesta descrição, apenas no arquivo para download.

1. Em meio a uma Europa marcada por tensões políticas e rivalidades, um evento específico marcou o início da Primeira Guerra Mundial. Esse evento, amplamente considerado como o "gatilho" para o conflito, aconteceu em uma cidade dos Bálcãs. Assinale a alternativa que indica corretamente o evento que é considerado o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial, o país onde isso aconteceu e a nacionalidade do responsável por tal evento.
a. A assinatura do Tratado de Versalhes em 1919; Paris; inglês.
b. A entrada dos Estados Unidos na guerra em 1917; Alemanha; italiano.
c. Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando; Sérvia; bósnio.
d. A assinatura do Tratado de Versalhes em 1919; Inglaterra; francês.
e. Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando; Bósnia; sérvio.

2. A Primeira Guerra Mundial trouxe mudanças significativas na sociedade, incluindo um impacto notável no que diz respeito às mulheres. Ao passo que os homens partiram para as frentes de batalha, as mulheres tiveram um papel em transformação na sociedade. Qual das seguintes afirmações melhor descreve esse impacto?
a. As mulheres foram proibidas de trabalhar durante o conflito, para preservar os empregos masculinos.
b. As mulheres não tiveram qualquer papel significativo na guerra, sendo relegadas apenas às tarefas domésticas.
c. As mulheres ocuparam principalmente postos de combate nas trincheiras.
d. Sua participação no mercado de trabalho aumentou e contribuiu para mudanças em suas percepções sociais.
e. As mulheres foram recrutadas exclusivamente para serviços de apoio, como coleta de recursos para o esforço de guerra.

3. “A Grande Guerra de 1914 foi uma consequência da remobilização contemporânea dos anciens regimes da Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. A Grande Guerra foi antes a expressão da decadência e queda da antiga ordem, lutando para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo industrial, resolvido a impor a sua primazia. Por toda a Europa, a partir de 1917, as pressões de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os alicerces da velha ordem entrincheirada, que havia sido sua incubadora. Mesmo assim, à exceção da Rússia, onde se desmoronou o antigo regime mais obstinado e tradicional, após 1918 – 1919, as forças da permanência se recobraram o suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e contribuir para retomada da guerra total em 1939.”
(MAYER, A. A força da tradição: a persistência do Antigo Regime. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 13-14.)
De acordo com o texto, é correto afirmar que a Primeira Guerra Mundial:
a. Foi produto de um momento histórico específico em que as mudanças se processavam mais lentamente do que fazem crer os historiadores que tratam a guerra como resultado do imperialismo.
b. Resultou do confronto entre as forças da permanência e as forças de mudança, isto é, do escravismo decadente e do capitalismo em ascensão.
c. Foi consequência do triunfo da indústria sobre a manufatura, o que provocou uma concorrência em nível mundial, levando ao choque das potências capitalistas imperialistas.
d. Teria sido resultado dos conflitos entre as forças da antiga ordem feudal e as da nova ordem socialista, especialmente depois do triunfo da Revolução Russa.
e. Engendrou o nazifascismo, pois a burguesia europeia, tendo apoiado os comunistas russos, criou o terreno propício ao surgimento e à expansão dos regimes totalitários do final do século.

4. Pierre A. Renoir, artista francês, ao realizar seu trabalho, Baile no Moulin de la Galete, em 1876, registrou a alegria, otimismo e a intensa movimentação em Paris, no final do século XIX: a Belle Époque. Esse período, marcado por um intenso progresso científico e tecnológico que, de forma acelerada, apontava para um período de prosperidade e paz. Todavia, sob a aparente tranquilidade e segurança desse cenário, desenrolavam-se inúmeros fatores de insatisfação, que acabaram por levar à Grande Guerra de 1914.
A respeito dos precedentes que levaram ao conflito mundial, é incorreto afirmar que
a. mesmo apresentando um cenário tranquilo, várias nações europeias se dedicaram em fortalecer o exército, marinha, e adotar o serviço militar obrigatório. Esse período, de corrida armamentista e ausência de guerras, ficou conhecido como Paz Armada (1870-1914).
b. apesar de persistirem antigas rugas, entre Inglaterra e França, os mesmos se aliaram, junto com a Rússia, em 1907, formando a Tríplice Entente, com o objetivo de combater os interesses imperialistas alemães, sobre os mercados chineses e africanos.
c. a Alemanha, para combater a concorrência comercial, adotou uma política de expansão pelo uso da força militar, fechando-se perante qualquer solução diplomática, provocando inúmeros atritos com os demais países, que só foram solucionados por meio da guerra.
d. os países europeus tinham necessidade de expandirem seus mercados consumidores e, na disputa pelos mesmos, fizeram surgir diversas zonas de tensão, além de despertarem o sentimento cívico e patriótico, nas regiões sob o domínio estrangeiro.
e. o atentado de Sarajevo acabou se tornando o estopim para o início da guerra, não tanto pela gravidade do fato em si, mas, sobretudo, devido à série de acordos e alianças, que foram estabelecidos entre vários países, que se comprometiam a se auxiliarem mutuamente.

5. Sobre a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa correta:
a. O conflito pode ser considerado uma guerra civil europeia, uma vez que o conflito ocorreu apenas em território europeu.
b. Foi a primeira guerra a utilizar modernas armas de destruição em massa, resultando no abandono de formas tradicionais de luta.
c. Ideologicamente, foi um conflito marcado pela cisão entre países alinhados a um projeto conservador e aqueles que apoiavam o socialismo.
d. A Primeira Guerra pode ser definida como um conflito imperialista, pois a maior parte das ações bélicas ocorreu em território colonial.
e. A Primeira Guerra Mundial redefiniu as fronteiras europeias, abalou tradicionais estruturas políticas e permitiu a concretização de novos projetos ideológicos.

6. “À noite, arrastando-se pela cratera de projétil e enchendo-a, a lama observa, como um enorme polvo. Chega à vítima. Deita-lhe a sua baba venenosa, cega-a, aperta o círculo à volta dela, enterra-a. Mais um disparo, mais um que se foi… os homens morrem da lama, como morrem de balas, mas é mais horrível. A lama é onde os homens se afundam e – o que é pior – onde afundam suas almas. A lama esconde os galões das divisas, há apenas pobres bestas que sofrem. Vejam, ali, manchas vermelhas num mar de lama – sangue de um homem ferido. O inferno não é o fogo, isso não seria o máximo do sofrimento. O inferno é a lama!”          (Martin Gilbert. A Primeira Guerra Mundial)
O texto, escrito por soldados franceses, testemunho do que ocorria em 1917, é uma perfeita descrição da:
a) Guerra de movimento; b) Guerra de trincheiras; c) Blitzkrieg;
d) Guerra de mentira; e) Guerra suja.

7. No que diz respeito aos mapas da próxima página, é correto afirmar que o Mapa 1 representa:
a. a Europa no início do século XIX, no momento da expansão do Império Napoleônico, que se estende até a Rússia; o Mapa 2 mostra a Europa pós-Segunda Guerra, isto é, em plena Guerra Fria, com o aumento do poder da URSS e de seus satélites.
b. a Europa no início do século XX, com os impérios Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Otomano e as potências como a França e Reino Unido; o Mapa 2 mostra a divisão política após a Primeira Guerra, com surgimento de novos países a partir do fim desses impérios.
c. todos os países envolvidos na Guerra dos 7 anos, entre 1756 e 1763, na Europa: França e Espanha de um lado e, Inglaterra e Portugal, de outro; Mapa 2 mostra os países da OTAN e do Pacto de Varsóvia, blocos militares surgidos no contexto da Guerra Fria.
d. as transformações geopolíticas das decisões do Congresso de Viena em 1814-1815, reduzindo os territórios dos perdedores, como a França; o Mapa 2 mostra o resultado político da vitória dos Aliados na Segunda Guerra, como a URSS, a Inglaterra, a França e a Polônia.
e) o momento final do processo de unificação da Alemanha, na segunda metade do século XIX, com a formação do Segundo Reich; o Mapa 2 mostra a Europa no final dos anos 1970, com a queda do Muro de Berlim e as repercussões do fim do avanço soviético.

8. Qual foi o impacto da assinatura do Tratado de Brest-Litovski na Primeira Guerra Mundial?
a. O tratado permitiu que a Rússia se juntasse às potências centrais, fortalecendo a Tríplice Aliança.
b. O tratado levou à entrada da Rússia na Tríplice Entente, aumentando a coalizão dos Aliados.
c. A assinatura do tratado resultou na saída da Rússia da guerra, liberando as potências centrais para concentrar-se na Frente Ocidental.
d. O tratado garantiu que a Rússia permanecesse neutra na guerra, evitando conflitos com as potências centrais.
e. A assinatura do tratado permitiu que a Rússia continuasse combatendo na Frente Ocidental, fortalecendo os Aliados.

9. Qual evento marcou a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?
a) O afundamento de um navio americano por um submarino alemão.
b) A Revolução Russa de 1917.
c) A assinatura do Tratado de Brest-Litovski em 1918.
d) O ataque japonês a Pearl Harbor em 1941.
e) A assinatura do Tratado de Versalhes em 1919.

10. Qual das seguintes afirmações descreve corretamente a situação da Itália no início da Primeira Guerra Mundial?
a. A Itália permaneceu neutra durante todo o conflito, evitando qualquer envolvimento nas hostilidades.
b. A Itália se aliou inicialmente à Tríplice Aliança, mas depois mudou de lado e se juntou à Entente.
c. A Itália se juntou à Tríplice Entente desde o início da guerra, buscando fortalecer os laços com a França e o Reino Unido.
d. A Itália se manteve aliada à Rússia e à França durante todo o conflito, apesar das pressões da Tríplice Aliança.
e. A Itália permaneceu neutra até os estágios finais da guerra, quando finalmente decidiu se juntar à Tríplice Aliança.

11. Qual alternativa apresenta a composição correta dos blocos militares, formados antes da Primeira Guerra Mundial:
a. Tríplice Aliança (Espanha Itália e Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão)
b. Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha)
c. Tríplice Aliança (França, Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos)
d. Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Reino Unido e França)
e. Tríplice Aliança (Reino Unido, França e Rússia) e Tríplice Entente (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha)

12. Qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
a. O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente. Também realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares.
b. O Brasil enviou soldados, veículos militares, armamentos e munições, atuando diretamente nos campos de batalha da Europa.
c. O Brasil ficou neutro durante todo o conflito.
d. O Brasil enviou soldados para ajudar na composição das forças militares da Tríplice Aliança.
e. O Brasil atuou como mediador nas negociações de paz entre os blocos militares, buscando uma solução pacífica para o conflito.

13. Explique as circunstâncias que levaram ao início da Primeira Guerra Mundial e discuta como a formação de alianças e a expansão imperialista contribuíram para o desenvolvimento do conflito. Cite um exemplo específico de ações ou eventos que demonstram a complexa rede de relações internacionais da época.

14. Após a Primeira Guerra Mundial, os tratados de paz impuseram várias medidas punitivas à Alemanha e a outros países derrotados. Explique duas punições específicas impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes e discuta como essas punições contribuíram para o ambiente político e social que eventualmente levou à Segunda Guerra Mundial. Além disso, mencione uma organização internacional criada como resposta à guerra e explique seu papel na tentativa de manter a paz global.


Gabarito:

1. E
2.D
3. A
4. C
5. E
6. B
7. B
8. C
9. A
10. B
11. D
12. A

13. (Sugestão de resposta) A Primeira Guerra Mundial foi desencadeada por uma série de tensões políticas, econômicas e territoriais acumuladas ao longo das décadas anteriores. O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando acendeu o estopim da guerra, desencadeando uma série de reações em cadeia devido às complexas alianças e rivalidades entre as potências europeias. A formação da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente resultou em compromissos e obrigações mútuas que levaram à guerra quando a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia. Além disso, a busca por poder e expansão imperialista, como a rivalidade entre a Alemanha e o Reino Unido na corrida colonial, também contribuiu para o conflito. Portanto, o início da guerra foi resultado de uma combinação de fatores, incluindo alianças complexas, rivalidades e a busca por poder e expansão imperialista.

14. (Sugestão de resposta) O Tratado de Versalhes, no pós-Primeira Guerra Mundial, impôs à Alemanha medidas punitivas que contribuíram para o ambiente que desencadeou a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha foi forçada a ceder territórios e pagar pesadas indenizações de guerra, esgotando sua economia e causando descontentamento popular. Além disso, o tratado limitou severamente o tamanho do exército alemão, minando o orgulho nacional e criando ressentimento. Essas punições alimentaram um clima de revanchismo e nacionalismo ferido na Alemanha, levando ao crescimento de movimentos extremistas como o nazismo. A Liga das Nações, criada para prevenir futuros conflitos, mostrou-se ineficaz, especialmente devido à ausência dos Estados Unidos, e foi substituída pela ONU após a Segunda Guerra Mundial.

--- Clique aqui para acessar a prova no Drive e fazer uma cópia ---

Para acessar outras provas do bimestre:

Clique aqui para acessar a prova do 1º Ano

Clique aqui para acessar a prova do 3º Ano





Comentários

  1. Olá, a prova que está no drive é sobre o iluminismo, teria como ter acesso a prova da primeira guerra mundial por favor?

    obrigadaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina. Obrigado por informar. Demorou um pouquinho mas corrigi o link, pode acessar novamente que está correto.
      Até mais!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!