Postagem em destaque

Os portugueses descobriram o Brasil! Descobriram mesmo?

Mapa do Brasil do início do século XVI
by Wikimedia Commons

Como vimos em nossa aula sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, esses europeus estão longe de serem os primeiros a pisarem nessas terras e com isso levarem o título de 'descobridores'.
Se você ficou curioso, leia a reportagem da SuperInteressante, de dezembro/2006. Vale a pena descobrir (kkkk) que mais gente concorre ao título de descobridor.
Mas lembre-se: grande parte das teorias abaixo carecem de comprovações ou reconhecimentos oficiais então, fique atento!

Descobridores do Novo Mundo
Chineses no Brasil? Vikings na América? Exploradores fenícios? Não é porque as novas teorias para os descobrimentos são frágeis que você deve acreditar nas lições de história que aprendeu na escola.
Texto José Francisco Botelho
  
Estamos no outono de 2001, em uma pequena loja de antiguidades na cidade portuária de Xangai, na China. Pendurado na parede, entre outras relíquias, um velho mapa-múndi acumula poeira. Poderia continuar lá para sempre, não fosse pelos olhos atentos de Liu Gang, um dos mais respeitados advogados corporativos da China e colecionador de antiguidades nas horas vagas. Examinando o achado, Liu Gang logo nota algo estranho. O mapa está coberto de anotações em caracteres chineses e uma delas contém a data em que foi desenhado – 1763. Mais abaixo, lê-se: "O cartógrafo Mo Yi Tong copiou este mapa a partir de um original de 1418". A informação é um contra-senso – pelo menos no que diz respeito à história que todos nós aprendemos nas lições escolares. Porque o mapa mostra, com riqueza de detalhes, as Américas e a Austrália. Ou seja, todo o "Novo Mundo", supostamente descoberto por exploradores europeus a partir de 1492, na aventura de conquista que ficou conhecida como Era dos Descobrimentos.
Liu Gang pagou US$ 500, uma pechincha no mercado de antiguidades chinesas, e levou o mapa para casa. Durante os 3 anos seguintes, ficou se perguntando se o documento não seria uma farsa. Até que um dia leu o livro 1421 – O Ano em Que a China Descobriu o Mundo, do ex-oficial da Marinha britânica e historiador diletante Gavin Menzies (escrita em 2002, a obra acaba de ser lançada no Brasil). Embora nunca tivesse ouvido falar do mapa de Liu Gang, Menzies defendia uma tese que lhe caía como uma luva. A partir de uma pesquisa feita ao longo de 14 anos em diversas partes do mundo, o ex-marinheiro concluiu que aquilo que os historiadores ocidentais dizem há centenas de anos está errado: foram os chineses os primeiros exploradores a alcançar o Novo Mundo – e isso quando Cristóvão Colombo nem era nascido.
Revelado à comunidade científica em janeiro de 2006, o mapa do honorável Liu Gang incendiou manchetes e controvérsias ao redor do mundo. Para alguns, não passa de farsa; para outros, é mais uma entre muitas chibatadas no velho mito dos descobrimentos europeus. Hoje, evidências arqueológicas comprovam que pelo menos uma parte do Novo Mundo já tinha sido descoberta pelo menos 500 anos antes de Colombo – e isso sem falar nas lendas e documentos que falam de viagens transatlânticas na Antiguidade. Mas antes de rebobinar a fita da história e analisar cada uma das possíveis descobertas, vamos recapitular a história oficial, contada pelos cristãos europeus, brancos e "civilizados", que desbravaram e colonizaram o globo entre a metade do século 15 e fins do século 18.

Comentários