Postagem em destaque

Tratado de Tordesilhas

by Wikimedia Commons

Como sabemos, o Tratado de Tordesilhas dividia o mundo "a ser descoberto" entre Portugal e Espanha. Tal tratado é considerado uma estratégia de espionagem e diplomacia jamais visto. O ano foi 1494, e o mundo nunca mais foi o mesmo!
Em poucas palavras, o Tratado de Tordesilhas definia que:
A qual raia ou linha se haja de dar e dê direita, como dito é, a trezentas e setenta léguas das ilhas do Cabo Verde pera a parte do ponente, por graus ou por outra maneira como melhor e mais prestes se possa dar de maneira que não sejam mais. E que tudo o que até aqui é achado e descoberto, e daqui adiante se achar e descobrir por o dito senhor rei de Portugal e por seus navios, assim ilhas como terra firme, des a dita raia e linha dada na forma suso dita, indo pola dita parte do levante dentro da dita raia à parte do levante ou do norte ou do sul dela, tanto que não seja atravessando a dita raia; que isto seja e fique e pertença ao dito senhor rei de Portugal e a seus sucessores pera sempre jamais. E que todo o outro, assim ilhas como terra firme achadas e por achar, descobertas e por descobrir, que são ou forem achadas polos ditos senhores rei e rainha de Castela e de Aragão, etc., e per seus navios, des a dita raia dada na forma suso dita, indo por a dita parte do ponente depois de passada a dita raia pera o ponente ou ao norte ou sul dela, que tudo seja e fique e pertença aos ditos senhores rei e rainha de Castela e de Leão, etc., e a seus sucessores pera sempre jamais.


Em termos mais claros, seria traçada uma linha imaginária a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde e que as terras já encontradas ou que viessem a ser encontradas a leste de tal linha, pertenceriam a Portugal, bem como as terras já encontradas ou que viessem a ser descobertas a oeste de tal linha, pertenceriam à Espanha.

O que acontece a partir daí, vai mudar toda a imagem de mundo que os europeus tinham até então, mas isso tudo é assunto para nossas aulas futuras.

Enquanto isso, você pode conhecer mais sobre o Tratado de Tordesilhas:
História do Tratado de Tordesilhas na página da UFRGS
Texto do Tratado de Tordesilhas, também da UFRGS
Imagem Tratado de Tordesilhas em PDF (cópia do original)

Na imagem abaixo, os traçados do Tratado de Tordesilhas, da Bula Inter coetera (que precedeu o Tratado de Tordesilhas) e do Tratado de Saragoça (que definia questões de posses entre Portugal e Espanha no Oriente).


Nos vídeos abaixo, você pode conferir um documentário em quatro partes, contextualizando e explicando o Tratado de Tordesilhas:
Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4



Exemplo de questão relacionada:

(UEL-2011)
Com base no mapa e nos conhecimentos sobre a formação dos Estados e a expansão comercial e colonial europeia, considere as afirmativas a seguir.


I. O mapa é posterior à expansão, pois nele consta um esboço dos limites pertencentes à América Portuguesa e Espanhola.
II. O Papado estabeleceu a divisão do mundo entre reis católicos, na condição de a Igreja de Roma manter o domínio espiritual sobre os povos.
III. O Tratado de Tordesilhas pode ser considerado um dos primeiros acordos diplomáticos selados na Cristandade para delimitar domínios políticos.
IV. Os demais países atlânticos na Europa respeitaram o domínio dos mares pelos ibéricos até o imperialismo oitocentista.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

Comentários