Postagem em destaque

Os Símbolos Nacionais

Símbolos nacionais Brasil - www.professorjunioronline.com

OS SÍMBOLOS NACIONAIS

Bandeira Nacional, Brasão de Armas, Selo Nacional, Hino Nacional


Publicado em maio/2012 - Atualizado em Agosto/2022

Segundo o site governamental planalto.gov.br, "os símbolos e hinos são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa doBrasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. Sua apresentação e seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971".


Bandeira Nacional

bandeira nacional brasil
Nossa atual bandeira foi criada após a Proclamação da República, em 1889, com o objetivo de ressaltar o novo momento histórico. Inspirada na Bandeira do Império, que havia sido criada por Jean Baptiste Debret, foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos e teve desenho de Décio Vilares, sendo aprovada pelo Decreto nº 4, de novembro de 1889.


Brasão de Armas

Brasão de armas brasil



Desenhado pelo engenheiro Artur Zauer, sob encomenda do presidente Deodoro da Fonseca, o Brasão de Armas tem um escudo azul-celeste, apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, com uma espada em riste, rodeado por uma coroa formada de um ramo de café frutificado e outro de fumo florido sobre um resplendor de ouro. O uso do brasão é obrigatório pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, pelas Forças Armadas e está presente em todos os prédios públicos.


-------------------------------

-------------------------------


Selo Nacional

selo nacional brasil

Baseado na esfera da Bandeira Nacional, é formado por um círculo com os dizeres “RepúblicaFederativa do Brasil”. É usado para autenticar os atos de governo, os diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.


Hino Nacional

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.


Ao contrário da atual Bandeira Nacional, aprovada logo após a Proclamação da República, nosso Hino teve a música criada originalmente em homenagem à Independência do Brasil, em 1822,  pelo maestro Francisco Manoel da Silva e foi conservada por meio do Decreto nº 171, de 1890, já na República. A letra atual do hino, no entanto, só foi oficializada por meio do Decreto nº 15.671, de setembro de 1922, às vésperas do primeiro centenário da Independência e mais de trinta anos após a Proclamação da República. Neste intervalo, o Hino era cantado com as mais diversas letras e a que foi oficializada foi escrita por Osório Duque Estrada em 1909.

A lei nº 5700, de 1º de setembro de 1971 dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, esclarecendo as ocasiões e locais onde cada um dos símbolos deve ser utilizado, além de instruir como cada um deles deve ser desenhado, confeccionado ou, no caso do hino, entoado. 

Nos links abaixo você pode ter acesso aos Símbolos:

Se tiver qualquer problema com os links, por favor, deixe um comentário nesta postagem.


-----
Fonte:
planalto.gov.br

*****Postagem programada

Comentários